quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CERA DE OUVIDO VOCÊ CONHECE SUA COMPOSIÇÃO? E O FOGO CORREDOR OU FOGO FÁTUO VOCÊ CONHECE?

Aí galera hoje vamos falar sobre a cera de ouvido será que ela tem alguma função específica? Vamos também escrever sobre o fogo fátuo (conhecido popularmente como fogo corredor) e esclarecer alguns mitos que ouvimos falar pelas pessoas mais idosas aqui de nossa cidade, boa leitura a todos.

O que é a cera de ouvido?


Devemos tomar algumas precauções diante do uso de cotonetes

Humanos e até mesmo animais, produzem em seus canais auditivos uma secreção oleosa, mais conhecida como cera de ouvido. Ela é composta por uma mistura de queratina (pedaços de pele) e ácidos graxos de cadeia longa (saturados e insaturados).
E onde ocorre a produção desta cera? É claro que você pensou na resposta - no ouvido- pois o próprio nome já retrata. Mas queremos aqui, sermos um pouco mais específicos.

A parte interna de nossa orelha é formada por um canal mais fechado com poucos pelos e que possui glândulas sebáceas (ceruminosas). As mesmas são as responsáveis pela produção do cerúmen (nome técnico da cera de ouvido).

Para os mais corajosos, que já tiveram a ousadia de experimentar tal cera, uma pergunta: Por que ela apresenta gosto amargo?
É fácil, ela é composta de ácidos graxos, assim como as margarinas e manteigas de supermercado. Já deixou estes alimentos fora da geladeira?
Eles passam a apresentar um gosto amargo, popularmente
conhecido como ranço. A explicação está no contato de ácidos graxos com o oxigênio atmosférico, o O2, pois ele possui a capacidade de oxidar gorduras. O mesmo acontece com a cera de ouvido, ela se oxida e fica com odor e sabor acre.

Mas, ATENÇÃO! A cera de ouvido não é apenas uma impureza produzida pelo nosso corpo, ela tem uma importante função, a de proteger seu canal auditivo contra a entrada de partículas e sujeiras contaminantes.
Portanto, o uso de hastes flexíveis de algodão (cotonetes) é uma ação a ser analisada, pois se forem usados incorretamente, podem danificar o canal auditivo, além de retirar sua proteção natural.
O ideal,
recomendado pelos médicos, é que você higienize esta parte de seu corpo utilizando o próprio dedo envolto a uma toalha.


O que provoca o fogo fátuo?


Mistério do fogo fátuo: a ciência explica.
Quem passar diante de um cemitério à noite poderá se deparar com uma situação amedrontadora: labaredas de fogo vindas dos túmulos. Muita gente já narrou este fato como sendo a visão de fantasmas vindos do além, será que realmente existem? Se não, como podemos explicar este misterioso fenômeno?

A emissão de fogo é a mais pura verdade e tem até nome: fogo fátuo. A explicação científica para o mistério vem da substância Fosfina: substância orgânica proveniente da decomposição de cadáveres (material orgânico). Possui fórmula PH3, se apresenta como um gás incolor de alta inflamabilidade. Esse gás se queima exposto à temperatura ambiente e, quando presente na superfície dos túmulos somado ao clima quente, ocorre a formação de labaredas de fogo.

E nem tente correr! Se você fizer isso o medo só vai aumentar, pois o fogo continuará a te perseguir. Quando realiza a ação de correr, o ar se desloca devido ao movimento de seu corpo, e então o fogo virá em sua direção.

Existem outros ambientes assustadores onde o fogo fátuo se faz presente: superfície de lagos e pântanos. Neste caso não existe presença de cadáveres humanos, mas a matéria orgânica proveniente da decomposição de vegetais e animais mortos, é responsável por exalar gás metano (CH4). Em razão da alta volatilidade, este gás pode entrar em combustão em ambientes abafados e gerar incêndios nestes locais.

BOM FERIADO A TODOS(AS);

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: