sábado, 24 de setembro de 2011

Como funciona o vidro a prova de balas?? É vidro ou diamante??

A campanha C.E.M.D. solidário se estende por mais essa semana, participe galera traga a sua doação e entregue na direção da escola. Dó não diminui a dor. Ajude-os.

Vidro à prova de bala


Vidro que contém película protetora

Cenas de filmes onde há troca de tiros entre policiais e bandidos podem trazer uma pergunta à tona: de quê é composto os vidros de carros blindados e por que são resistentes aos tiros de revólver?

O vidro laminado, mais
conhecido como vidro à prova de bala, tem se tornado uma grande auxiliar na luta contra o crime. Os carros que possuem esse acessório são considerados seguros e são usados para o transporte de celebridades, como: presidentes, artistas, autoridades religiosas, etc.

Em razão da aplicação, o vidro também recebe a denominação de vidro balístico, veja abaixo como esse tipo de vidro é obtido industrialmente:

Uma película plástica (altamente resistente) é colocada entre duas partes de vidro temperado. Na forma prática, seria um sanduíche onde o plástico seria o recheio e o vidro as fatias de pão.

Quando um projétil (bala, pedra ou ferramenta) toca o vidro balístico, este se despedaça, mas a película não o deixa desmoronar.

Vidro pode brilhar como diamante?


Vidro ou diamante?

Olhando o objeto retratado na imagem acima, como você o classifica? Trata-se de diamante ou vidro? Ambos podem até ser aparentemente parecidos, mas possuem propriedades completamente distintas.

A lapidação do diamante lhe confere brilho característico e, consequentemente, uma valorização no mercado. Ele é empregado na fabricação de joias preciosas e é
reconhecido mundialmente por sua rara beleza.

Lapidar uma pedra de diamante é algo minucioso e praticado apenas por
especialistas. Consiste em cortá-la em inúmeras facetas e assim limitar a superfície da pedra, dando a forma desejada. Um bom corte é aquele que confere o máximo de cintilação e de dispersão da luz.

Então, surge a pergunta: não é possível fazer o mesmo com o vidro? Após passar pela lapidação, o vidro também adquire brilho característico do diamante? Definitivamente não, uma vez que o vidro é desprovido de índice de refração como o do diamante. Ele poderia até ser cortado em inúmeras facetas, mas não passaria de um vidro com maior brilho que os outros.

Entende-se por índice de refração a
capacidade que o objeto possui de dispersar a luz.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: