quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Galinho do tempo previsão por meio do Equilíbrio Químico e Você sabe a composição da lua?

Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico

Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.

Você já viu aqueles enfeites populares que mudam de cor de acordo com o clima? O que será que causa esse efeito, proporcionando que se saiba a magnitude da umidade do ar?
Bem, para entender essa questão, precisamos saber do que se trata um equilíbrio químico e o deslocamento desse equilíbrio.
Resumidamente:
“Equilíbrio químico é quando uma reação reversível tem a sua taxa de desenvolvimento direto (consumo dos reagentes e formação dos produtos) igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa (volta a formar os reagentes)”.
O deslocamento do equilíbrio químico, ou seja, a tendência para que a taxa de desenvolvimento de um dos lados aumente mais do que a outra, pode ser conseguida causando uma espécie de perturbação no sistema em equilíbrio. Por exemplo, variando a concentração dos participantes da reação, o deslocamento da reação será no sentido da produção das substâncias que estão em menor concentração no sistema.
É possível visualizar isto com o sal cloreto de cobalto; pois ele muda de cor de acordo com a umidade do ar. Ele obedece à seguinte reação em equilíbrio químico:
CoCl2 + 6H2O CoCl2.6H2O
Azul                              Rosa

Respectivamente, cloreto de cobalto (azul) e cloreto de cobalto hidratado (rosa).

Quando há muito vapor no ar, significa para o sistema que aumentou a concentração de um dos reagentes, que é a água. Assim, o equilíbrio será deslocado para a direita, produzindo CoCl2.6H2O, fazendo com que o sal fique rosa.
Já se o tempo estiver muito seco, ele perderá água e voltará ao seu estado original, ficando azul novamente, porque o equilíbrio será deslocado para a esquerda.
Desse modo, os enfeites populares citados no início (normalmente um galo, como o da figura) são fabricados considerando esse princípio. Se o tempo estiver úmido, ele ficará cor de rosa e indica que provavelmente irá chover. No entanto, se ele estiver azul, significa então que não vai chover, pois o tempo está muito seco.


Qual a composição da Lua?


A Lua compõe-se de quê?

Uma bela noite pede a presença de um astro maior para enfeitar o céu. Ao lado de estrelas, a lua se destaca por seu tamanho e luminosidade. Diante de tanta beleza, surge a pergunta: do que é feita a Lua? Várias suposições já surgiram sobre esse assunto, como por exemplo, que a Lua é produto da condensação de uma porção grandiosa de gases que foram capturados pela força gravitacional da Terra.

Em se tratando da composição da Lua, esta já foi comprovada por meio de amostras retiradas do espaço na década de 60. A análise de tais amostras revelou a presença de basalto (componente de rochas), o que evidencia se tratar de uma rocha vulcânica como as encontradas aqui na Terra.

O basalto surgiu em nosso planeta a partir da erupção de vulcões que lançaram rochas derretidas para o ar e mar. O basalto, por sua vez, é composto pelos elementos: ferro, alumínio, magnésio e silício, sendo este último encontrado em maiores quantidades.

Assim como a Terra, a Lua se subdivide em três partes: crosta, manto e núcleo, embora com apenas uma diferença – na Lua, em virtude de um maior resfriamento, a crosta é bem dura.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: