segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A química dos cosméticos; A química dos cabelos.

Aí galera a gincana musical de paródias de química foi show de bola, parabéns a todas as turmas participantes que com muita alegria e dedicação fizeram uma linda festa do conhecimento. Não estou conseguindo postar os videos, mais continuarei tentando assim que conseguir eu coloco. Valeu galera e vamos que vamos para a quimicareta dia 07 de outubro, aprendendo se divertindo...



Química dos cosméticos
Qual a composição dos produtos de beleza?

O cuidado com a aparência existe desde os primórdios da civilização. No antigo Egito já se fazia uso de perfumes, unguentos e maquiagem nos olhos. Essa busca pela beleza foi se tornando cada vez maior, o que resultou em tecnologias cada vez mais avançadas para a fabricação dos cosméticos a que temos acesso atualmente.

A Indústria de cosméticos é responsável pela elaboração dos mais variados produtos de beleza, e para isso ela investe bilhões de dólares anualmente. Conheça a
química de alguns desses produtos:

Perfumes
: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico.

Cremes para a pele: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.

Pós faciais
: CaCO3 (carbonato de cálcio) e ZnO (óxido de zinco) são ingredientes do popular pó compacto.

Batons
: possuem na composição: álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, etc.

Xampus
: álcool comum, álcool oleico (age como condicionador) e alginato de sódio (age como espessador) estão entre os ingredientes dos produtos que deixam seus cabelos limpos.

Desodorantes
: o ingrediente AlCl3.6 H2O é
fundamental, além de álcool e perfume.



Química e os cabelos

Como as tinturas agem sobre os fios?

A partir de agora você vai saber o que realmente ocorre nos salões de beleza quando o assunto é tratamento de cabelos. Aprenda sobre a química presente nos produtos utilizados pelos profissionais e entenda por que o resultado normalmente agrada a todas as clientes.

Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A
química neste caso está presente no xampu, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom xampu precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios. Se informe melhor em: O pH ideal dos xampus.

Para as mais vaidosas, o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acizentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem.

Neste contexto podemos ainda abordar o processo de retirada de pelos, conheça os componentes responsáveis pela depilação.

Os produtos depilatórios utilizam da química para promover a retirada de cabelos, neles estão presentes os compostos sulfeto de cálcio, sulfeto de sódio ou tioglicolato de sódio (decompõe o pelo). A adição da base hidróxido de cálcio eleva o pH e garante a eficiência do depilatório.


GOSTARIA DE PEDIR AS PESSOAS QUE FILMARAM OU TIRARAM FOTOS DO EVENTO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO OU MANDE OS VIDEOS E/OU FOTOS PARA cezariojr@hotmail.com, PARA QUE EU POSSA COLOCAR NO BLOG.

GRATO;

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: