terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quimioterapia Preventiva, Reação de Neutralização.

Pessoal a campanha Colégio Estadual Manuel Dantas Solidário se estende até sexta-feira e doe um dos cinco ítens: Sabonete infantil, Creme Dental infantil, Escova Dental infantil, Toalhinha de Mão e Fralda Descartável Tamanho G, em prol das crianças que fazem tratamento contra o câncer no HUSE em Aracaju. Os donativos serão doados em  nome da escola ao pessoal responsável lá no hospital. Desde já agradecemos a todos que podem e querem participar da campanha. Dó não diminui a dor. Faça sua doação. Boa leitura a Todos...


Quimioterapia preventiva


O câncer tem cura?

O câncer surge da multiplicação anormal de células. Na maioria das vezes, a vítima só se dá conta quando já está tomada por tumores que podem ocasionar a morte.

Existe algum método para prevenir essa triste realidade? A resposta veio de um centro de estudos nos Estados Unidos, o MD Anderson Câncer Center em Houston. Segundo os estudiosos, seria possível cortar o mal pela raiz, isto é, eliminar o câncer antes de seu primeiro estágio.

A quimioterapia preventiva é um método que possibilita a eliminação de células com predisposição a se tornarem malignas. A descoberta veio de uma combinação química capaz de eliminar pólipos (tumores benignos) em camundongos. A expectativa é que a fórmula funcione em humanos que sofram de tumores malignos.
A vantagem do tratamento preventivo é que ele permite destruir células tumorais escondidas, ou seja, aquelas que ainda não foram identificadas por exames clínicos. O tratamento seria a salvação para pessoas com predisposição ao câncer, com histórico de familiares que tiveram câncer e que fazem parte do grupo de alto risco.

É importante ressaltar que a melhor maneira de prevenir que esta terrível doença faça parte de sua vida, é recorrer periodicamente a exames físicos e, para as mulheres, é indispensável submeter-se ao exame de mamografia anualmente.

Reação de neutralização


Azia: reação de neutralização resolve.
A todo o momento realizamos reações de neutralização em nosso próprio corpo e nem nos damos conta disso. Por exemplo, você fez uso de algum tipo de desodorante hoje? Então, você neutralizou seus odores através da adição de uma base.

Definição de base: toda substância que, quando sofre dissociação, libera o ânion OH- (hidróxido) como produto.

Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após um dia quente. Substâncias de caráter básico presentes em produtos para axilas se encarregam de neutralizar a ação dos íons H+ provenientes dos ácidos.

Definição de ácido: toda substância que, quando sofre ionização, libera o cátion H+ como produto.

É por isso que algumas pessoas fazem uso do leite de magnésia nas axilas para combater o cheiro desagradável de suor. Esta base de fórmula MgOH2 neutraliza a acidez no local.

E quem nunca sentiu aquela incômoda sensação de acidez estomacal, a chamada azia, pois ela se explica pela ação do ácido clorídrico (HCl) presente no estômago. Após a ingestão de alimentos calóricos, o nosso organismo se vê obrigado a liberar mais quantidade de HCl para auxiliar na digestão pesada.

E o que acontece quando ingerimos um antiácido estomacal? O princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que a base Mg (OH)2 – hidróxido de magnésio. Ela tem a função de neutralizar o meio ácido de seu estômago, daí o alívio imediato. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH)2.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: