quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SABÃO E DETERGENTE QUAL A DIFERENÇA? É POSSÍVEL NO FUTURO PRODUZIRMOS SANGUE??

GALERA A CAMPANHA CONTINUA NÃO DEIXE DE PARTICIPAR ENTREGANDO A SUA DOAÇÃO NA DIRETORIA DO COLÉGIO. BOA LEITURA A TODOS...

Sabão X detergente


Qual produz mais espuma: sabão ou detergente?

Na hora de escolher um produto de limpeza para lavar louças surge a dúvida: sabão ou detergente? Se você levar em conta a capacidade de remover gorduras, vai optar pelo detergente, mas se pensar em proteger a natureza vai preferir o sabão em barra.

Diferenças básicas entre detergente e sabão:

Só por essas características já notamos a diferença entre eles, como já foi dito, o detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. Vejamos por que esse último é considerado biodegradável:

Os resíduos de sabão provenientes da limpeza doméstica vão parar no esgoto e consequentemente em rios. Lá sofrem decomposição pelos micro-organismos existentes na água, daí dizemos que se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios
formando uma densa camada de espuma.

Por que os micro-organismos só quebram as moléculas de sabão? As enzimas produzidas por eles são
capazes de quebrar somente as moléculas de cadeia carbônica linear presente nos sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas que caracterizam os detergentes, e por isso elas permanecem na água sem sofrer decomposição.

Você já deve ter visto as camadas de espuma poluentes, batizadas como “cisnes de detergentes”. Elas são características dos rios mais poluídos, como por exemplo, o rio Tietê.

Sangue do futuro


É possível fazer sangue?

Parece invenção de cinema, mas o avanço na medicina nomeado de sangue de plástico pode ser a solução para a pobreza nos Bancos de sangue. É chamado assim por ser produzido a partir de um plástico especial (polímero).

A diferença é imperceptível, já que a novidade apresenta a mesma cor vermelha, é viscoso e possui molécula de hemoglobina, a mesma presente no sangue que corre em suas veias.

Qual a função da Hemoglobina no sangue? Ela é responsável pela fixação do oxigênio e de sua transferência para as células do corpo, possui estrutura gelatinosa e um núcleo de ferro. A hemoglobina sintética também possui esta característica.

Já vimos que a aparência do sangue de plástico é a mesma do sangue real, mas será que pode desempenhar as mesmas funções? Só para lembrar, o sangue é responsável por funções vitais em nosso organismo, como transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo e remoção de resíduos e toxinas dos rins e fígado. E veja só, o novo sangue pode realizar o mesmo.

Vantagens do sangue artificial: leve e resistente.

Mas por que resistente? Essa talvez será a diferença que falará mais alto em relação ao sangue comum (esse pode se degradar e perder as propriedades se passar por aquecimento). O sangue de plástico não precisa ser resfriado, ou seja, pode ser transportado com mais tranquilidade.

Em locais onde a escassez de sangue é responsável pela morte de muitas pessoas, como em campos de batalha, por exemplo, o sangue sintético será a solução.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: