quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UM OLHAR SOBRE A OCEANOGRAFIA QUÍMICA E SOBRE OS PROTETORES SOLARES

AÍ GALERA QUARTA-FEIRA A NOITE TEM ENSAIO GERAL LÁ NO COLÉGIO, NÃO ESQUEÇA AGUARDO VOCÊS LÁ... BOA LEITURA

Oceanografia química


Qual a química dos oceanos?

Engana quem pensa que mar é tudo igual. As propriedades salinas, a coloração, o cheiro, todas essas características variam de acordo com a região onde está localizado. Existe uma ciência especializada em abordar essas características, a Oceanografia Química. Ela estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera, através dela é possível monitorar a poluição Marinha e a Química de Nutrientes (geoquímica Orgânica e Inorgânica).

Vamos explorar agora a composição dos ambientes marinhos:

Os oceanos possuem características como a salinidade, que se define pela presença de sais, em geral Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Sulfato de Magnésio (MgSO4) e Cloreto de Magnésio (MgCl2). O Cloreto de sódio se faz presente na proporção de 80 % e o restante é equivalente a 20%.

A salinidade da água do mar varia de acordo com a região. Para ser considerada normal, esta característica precisa obedecer à proporção de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). A água marítima menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico (30 g/L), e a com salinidade mais elevada se faz presente no Mar Vermelho (40 g/L).

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é considerado altamente salino, na verdade consiste em um lago cuja composição mineral é de: 67% de cloro, 17% de magnésio, 10% de sódio, 0,2% de enxofre (este dá a água um desagradável odor).

O
estudo das propriedades apresentadas auxilia no controle da população de peixes. Veja um exemplo de como a composição da água do mar influi sobre a vida aquática: Sulfato de Cálcio (CaSO4) é um dos componentes da água do mar, o cálcio atua como importante fator de crescimento dos esqueletos dos corais duros e das algas calcáreas.

Olhar químico sobre os protetores solares


Quanto mais branquinho, melhor!

Não se esqueça do filtro solar! Com certeza já ouviu esta frase antes de se expor ao sol, mas por que esta ação previne as queimaduras, você sabe?

Primeiro é preciso saber o que tem de tão perigoso em passar algumas horas sob aquele sol escaldante. Não precisaríamos nos preocupar se não fosse a existência dos raios UV-B, os responsáveis pelas lesões na pele, como vermelhidão, descamação e até queimaduras de 3° grau. Além disso, a exposição a esses raios pode levar a consequências mais graves, o câncer de pele é uma séria preocupação dos dermatologistas.

As loções bloqueadoras e protetoras foram desenvolvidas para permitir uma maior exposição ao sol sem riscos. Elas agem sobre a pele bloqueando parcialmente ou totalmente a ação dos raios UV. O FPS (fator de proteção solar) é o indicativo do período de exposição, se o valor do mesmo for 10, significa que poderá ficar exposto ao sol por um período 10 vezes maior do que sem a proteção, se for 15, 15 vezes mais exposto e assim por diante.

Agora vamos olhar quimicamente os protetores solares: qual a composição desses produtos? Os protetores mais eficientes levam na composição óxido de zinco e dióxido de titânio, são aqueles que deixam seu rosto bem branquinho, pode apostar neles! Já os bloqueadores que permitem parte da absorção solar são compostos por ácido para-aminobenzoico (PABA), benzenona e cinamatos.

Mas se você deseja um bronzeado sem se expor ao sol deve apelar para o composto diidroxiacetona, essa substância reage com a pele produzindo pigmentação marrom. Mas atenção! Recorra a um profissional para fazer uso desse artifício.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: