terça-feira, 31 de maio de 2011

CUIDADO COM A GRAFIA DAS PALAVRAS...

VEJAM SÓ GALERA OS CARTAZES E LETREIROS ABAIXO, ALGUNS CHEGAM ATÉ A SER ENGRAÇADOS, MAS QUANTO AOS ERROS ORTOGRÁFICOS... ISSO É CASO SÉRIO!!!












Abrácidos exotérmicos;

Professor Júnior.

Os Fullerenos: uma nova família de compostos de carbono



A descoberta do C60, uma molécula composta por sessenta átomos de carbono, levou a que em 1985 R. Smalley, H. Kroto e seus colaboradores, propusessem uma simetria icosaédrica para esta molécula. Os 60 átomos de carbono formariam um agregado com a forma de um icosaedro truncado, em que cada um dos sessenta átomos de carbono se encontraria ligado a três carbonos vizinhos, de tal modo que cada átomo de carbono ocuparia um dos vértices de um icosaedro, numa estrutura de grande estabilidade em que todos os carbonos seriam equivalentes.

A esta molécula foi atribuido o nome de Buckminsterfullereno, em homenagem ao arquitecto Buckminster Fuller, que se tornou célebre por ter desenhado várias catedrais com a simetria icosaédrica.

A molécula do Buckminsterfullereno, C60, é muitas vezes descrita como uma bola de futebol. O futeboleno será um bom exemplo de um icosaedro truncado com doze faces pentagonais e vinte faces hexagonais. Se pintarmos os pentágonos de preto e os hexágonos de branco, fácilmente reconheceremos a origem do nome futebolleno, a que os americanos chamam "soccer-ball".

A descoberta do Buckminsterfullereno, C60, e de um método de o produzir em quantidades macroscópicas, abriram mais uma porta na nova e interessante área da Química: a engenharia dos materiais.

O Buckminsterfullereno é apenas um membro de uma grande família de moléculas de carbono, em forma de "gaiolas", a que se chamou genéricamente fullerenos. A estrutura geométrica dos fullerenos tem de apresentar exactamente doze faces pentagonais, mas pode apresentar qualquer número (excepto um!) de faces hexagonais. Os fullerenos são designados pela fórmula geral C20+2H onde H representa o número de faces hexagonais. O C60, por exemplo, apresenta 20 faces hexagonais.
O C60 pode ser considerado uma nova variedade alótrópica de carbono, que no futuro poderá vir a desempenhar um papel tão importante como a grafite ou o diamante. As propriedades demonstradas como supercondutores e semicondutores, bem como a possibilidade de envolverem átomos no interior da sua estrutura em gaiola, ou simplesmente a possibilidade criada por um novo grupo funcional da Química Orgânica, serão pontos de partida interessantes para a Ciência.

Os Fullerenos foram identificados no espaço!

25 Anos depois da sua descoberta em laboratório, os Fullerenos foram identificados no espaço!






Um grupo de astrónomos detectou as maiores moléculas já encontradas no espaço numa nuvem de poeira cósmica ao redor de uma estrela: as moléculas de Fullerenos. Foi através do Spitzer, o telescópio de infravermelhos da NASA, que o grupo de cientistas, liderado por Jan Cami, da Universidade de Wester Ontário, detectou e identificou esta molécula, segundo o artigo publicado na Science.
O sinal, que permitiu identificar esta curiosa molécula, foi originário de uma estrela de Ara, no hemisfério celestial sul, a 6500 anos-luz de distância da Terra.
Harry Kroto, Nobel da Física em 1996 pela descoberta dos fulerenos, assinala: “Este avanço entusiasmante fornece provas convincentes que os fulerenos, como sempre suspeitei, existiram desde tempos imemoráveis nos recantos escuros da nossa galáxia”.

Abrácidos exotérmicos;

Professor Júnior.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O conhecimento científico está em constante evolução, um exemplo típico é a classificação periódica dos elementos.

A Química estuda as propriedades de todas as substâncias que entram na constituição da enorme diversidade de materiais existentes na Terra.


Essas substâncias são, por sua vez, formadas por elementos químicos. Cada tipo de átomos corresponde a um elemento químico diferente. Actualmente, conhecem-se mais de uma centena de elementos químicos diferentes. Não são muitos, mas como os átomos do mesmo elemento, ou de elementos químicos diferentes, se podem ligar das mais diversas formas, e em número variado, é possível formar com eles um grande número de substâncias diferentes.


Embora alguns elementos químicos, como o ouro, o ferro, a prata e o cobre, sejam conhecidos desde a Antiguidade, até ao princípio do século XIX apenas se tinham descoberto cerca de 30 elementos químicos diferentes.Contudo, em meados do mesmo século, o seu número já tinha duplicado.



À medida que novos elementos químicos foram sendo descobertos, os cientistas constatavam a existência de certas semelhanças nas propriedades de alguns deles. Surgiu assim, a necessidade de se organizarem os elementos químicos conhecidos de acordo com as suas propriedades.


A organização dos elementos levou à construção da Tabela Periódica, que é hoje, sem dúvida, uma ferramenta de trabalho fundamental na Química. Nela encontramos os elementos dispostos de acordo com as suas propriedades, por ordem crescente do seu número atómico.

A Tabela Periódica desempenha um papel fundamental ao ajudar-nos a compreender as propriedades das diversas substâncias elementares e compostas.
A actual Tabela Periódica teve a sua origem com Dimitri Mendeleiev em 1869, que organizou os cerca de 60 elementos, até então conhecidos, em linhas e colunas, segundo a ordem crescente das suas massas atómicas.


Com o avançar dos anos, foram descobertos novos elementos químicos, que de facto, vieram a ocupar espaços “vazios” que tinham sido deixados por Mendeleiev.




A Tabela Periódica actual tem como base a tabela concebida por Mendeleiev. Contudo, muitos foram os contributos de diversos cientistas na evolução histórica desta Tabela.

A História das Ciências mostra-nos que o conhecimento científico está em permanente evolução sendo, por isso, um conhecimento inacabado. A construção da Tabela Periódica é um bom exemplo de como simultaneamente, e à medida que se vai aprofundando o estudo sobre a organização dos elementos químicos, se pode construir a ideia de que o conhecimento científico está em permanente evolução, integrando sempre contributos de vários cientistas, como se pode constatar através da sequência dos trabalhos e propostas de organização periódica de diversos cientistas, desde Lavoisier a Mendeleiev.

Imagens retiradas de:

Cridle, C.; Gonick, L. (2006). A Química em Banda Desenhada. Lisboa: Gradiva Publicações.


Boa Semana a todos...

Abrácidos exotérmicos;

Professor Júnior.

domingo, 29 de maio de 2011

CURIOSIDADES II


VOCÊ SABE A QUANTIDADE DE AÇÚCAR PRESENTE NOS REFRIGERANTES???
CADA CUBINHO DESSE CONTÉM 4g DE AÇÚCAR CADA, ENTÃO GALERA CONSUMA COM MODERAÇÃO, OLHA A GLICEMIA!!!!


NÃO QUERO AQUI FORMAR NENHUM SEGUIDOR DO BIN LADEM, MAS TÁ AÍ UMA VERDADEIRA BOMBA RELÓGIO... OBSERVE BEM A FIGURA!!!!


OLHA A FÓRMULA ESTRUTURAL DESSES COMPOSTOS, DÁ A APARÊNCIA DE OUTROS OBJETOS NÃO ACHA???


ISSO SIM É QUE É O VERDADEIRO SURFISTA PRATEADO... 



BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sábado, 28 de maio de 2011

ALGUMAS TÁTICAS UTILIZADAS PARA COLAR NAS AVALIAÇÕES


TAMBÉM ENCONTREI UM MÉTODO PARA TENTAR EVITAR...



BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CHARADAS DA QUÍMICA IV


Como o átomo se suicida?
R: Pulando da ponte de hidrogênio.

Porque o urso branco se dissolve na água?
R: Porque ele é polar

Qual o lanche favorito do átomo?
R: Pé-de-moléculas.

Qual o elemento químico que está sempre na sombra?R: O Índio. Ele está embaixo do Gálio.

Porque o índio serve como curativo?R: Porque está em cima do tálio.
 
Qual é o contrário de Volátil? 
R: Vem cá sobrinho.

O que o químico disse quando viu uma pessoa se afogando?R: O homem não é solúvel na água.


Por que o atrito se suicidou?R: porque ele foi sempre desprezado!

Como um neurônio se comunica com outro?R: Pelo telefone celular.

O que o espermatozóide falou para o óvulo ? R: Deixa eu morar com você porque a minha casa é um saco!

Qual o elemento mais bem informado?
O frâncio que fica ao lado do rádio.
Abrácidos Exotérmicos;

Professor Júnior.

LÁGRIMA DE PRETA


Lágrima de Preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.


Bom final de Semana a todos(as)...

Abrácidos Exotérmicos;

Professor Júnior.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

COISAS DA QUÍMICA - VALE A PENA

CUIDADO COM AS PALAVRAS UMA SIMPLES LETRINHA MUDA TODO O SIGNIFICADO...


QUANDO A GALERA DÁ A NOTÍCIA AO PAI SOBRE A NOTA DA AVALIAÇÃO EM QUÍMICA...


CUIDADO COM O OLFATO AS VEZES PODE SER MUITO PERIGOSO...


CUIDADO COM A CACHAÇA FEITA COM METANOL!!!!


NÃO É QUE PARECE MESMO...




ESSE TRIO É BARRA PESADA NAS PONTES DE HIDROGÊNIO...


QUANDO SE ESTUDA QUÍMICA A NÍVEL DE 3º GRAU, FICAMOS FURIOSOS...


QUEM NUNCA OUVIU FALAR NESSES VILÕES...



SE GOSTOU DE ALGUMA POSTAGEM, DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ASSIM MELHORARMOS CADA VEZ MAIS O BLOG, QUE É FEITO COM CARINHO PARA TODOS VOCÊS, APROVEITE E DIVIRTA-SE.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

PROFESSOR SOFRE I








AÍ GALERA VEJA COMO PROFESSOR DE VEZ EM QUANDO, TEM QUE CORRIGIR NAS AVALIAÇÕES CADA RESPOSTA ILARIANTE. A GALERA É BASTANTE CRIATIVA QUANDO NÃO SABE A RESPOSTA.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR ´JÚNIOR.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CHARADAS DA QUÍMICA III

MAIS ALGUMAS CHARADAS GALERA...

Qual é o hidrocarboneto mais presente nos vegetais?R: É o butano, porque a ciência que estuda eles é a butânica.

Qual é o principal hidrocarboneto do gás de cozinha?R: É o decano, porque ele vem decano.

Qual é a dispersão de London?R: É o smog.

Como se faz água destilada no laboratório?R: Colocando água no béquer e trazendo-o para o outro lado da bancada.

Como se mede a entalpia de uma reação no laboratório?R: Misturam-se os reagentes e derrama-se entalpia.

Qual é o elemento químico mais bem informado?R: É o frâncio, porque está do lado do rádio.

Qual é a fórmula da cal?R: CaO

Qual o nome da fórmula In(Cu)?
R: Cupreto de Índio.

O que um átomo de cloro respondeu para outro quando este perguntou se a eletrólise ígnea do cloreto de sódio produz gás cloro?
R: Cloro que sim

Qual é a composição do ar?R: N O Ar tem CO2 (N2, O2, Ar e CO2)

Qual é o elemento químico padrão para medição de grandezas?R: É o Si.
Qual é o elemento químico mais violento de todos?R: O Césio, Cs.

Qual elemento não ri das piadas do PC?
R: O Cério, Ce.

Qual é o aldeído mais formal?R: É o metanal.

Qual a aplicação do Metanal ou Formol?
R: Conservar Presunto, não da Sadia, mas que já foi Sadio um dia...

Qual é a única função orgânica presente no espaço?R: É o éter.

Achei uma lâmpada dentro d'água quando a esfreguei o que saiu de dentro?
R: O hidrogênio!
 
O que o químico pirangueiro disse para o outro?
R: É nox mano!
 
Por que a campainha é coloidal?
R: Porque ela faz Tyndall
 
Num álcool de 2 Carbonos, o que o 1° disse para o 2° ?
R: êtanóis!

Qual é a diferença entre o pântano e o pantanal?R: O pantanal tem oxigênio.

Qual é o ácido cuja ionização é reversível e cíclica?R: É o ácido periódico.

Qual é o melhor composto para neutralizar os compostos de amônio?R: É o óxido de antimônio.

Por que, quando o Aladin esfregou a lâmpada, saiu gás cloro dela?
R: Porque ele disse: alô gênio.

Química é uma substância que:
- Um químico orgânico transforma em mau cheiro.
- Um químico analítico transforma em procedimento.
- Um
físico-químico transforma em linha reta.
- Um bioquímico transforma em espiral.
- Um
engenheiro químico transforma em lucro.

Abrácidos Exotérmicos;

Professor Júnior.

terça-feira, 24 de maio de 2011

GIBI DA QUÍMICA COM "AS CABEÇAS"

AS CABEÇAS I


AS CABEÇAS II



AS CABEÇAS III




AS CABEÇAS IV



Pessoal a postagem de hoje são essas historinhas da química com "as cabeças", são super divertidas amanhã teremos mais charadas da química III espero que estejam curtindo esse blog, ele é feito com muito carinho para todos vocês podem acessar a vontade. Esperamos que o impasse entre o governo e nós professores seja resolvido no mais breve possível, e que nossas solicitações de melhorias nas condições de trabalho em prol de uma educação cada vez mais de qualidade e a implementação do piso salarial sejam atendidas para voltarmos o mais rápido possível. As nossas reposições de aula referente ao período de greve serão aos sábados.

Abrácidos exotérmicos;

Professor Júnior. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

POEMA PARA GALILEU


Estou olhando o teu retrato, meu velho pisano,
aquele teu retrato que toda a gente conhece,
em que a tua bela cabeça desabrocha e floresce
sobre um modesto cabeção de pano.

Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da tua velha Florença.
(Não, não, Galileo! Eu não disse Santo Ofício.
Disse Galeria dos Ofícios.)
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da requintada Florença.

Lembras-te?
Olha. Sabes? Lá em Florença
está guardado um dedo da tua mão direita num relicário.
Palavra de honra que está!
As voltas que o mundo dá!
Se calhar até há gente que pensa
que entraste no calendário.
Eu queria agradecer-te, Galileo,
a inteligência das coisas que me deste.
Eu, e quantos milhões de homens como eu
a quem tu esclareceste, ia jurar- que disparate, Galileo!
- e jurava a pés juntos e apostava a cabeça
sem a menor hesitação-
que os corpos caem tanto mais depressa
quanto mais pesados são.

Pois não é evidente, Galileo?
Quem acredita que um penedo caia
com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo da praia?
Esta era a inteligência que Deus nos deu.

Estava agora a lembrar-me, Galileo,
daquela cena em que tu estavas sentado num escabelo
e tinhas à tua frente
um friso de homens doutos, hirtos, de toga e de capelo
a olharem-te severamente.
Estavam todos a ralhar contigo,
que parecia impossível que um homem da tua idade
e da tua condição,
se tivesse tornado num perigo
para a Humanidade
e para a Civilização.
Tu, embaraçado e comprometido, em silêncio mordiscavas os lábios,
e percorrias, cheio de piedade,
os rostos impenetráveis daquela fila de sábios.

Teus olhos habituados à observação dos satélites e das estrelas,
desceram lá das suas alturas
e poisaram, como aves aturdidas- parece-me que estou a vê-las,
nas faces grávidas daquelas reverendíssimas criaturas.
E tu foste dizendo a tudo que sim, que sim senhor, que era tudo tal qual
conforme suas eminências desejavam,
e dirias que o Sol era quadrado e a Lua pentagonal
e que os astros bailavam e entoavam
à meia-noite louvores à harmonia universal.
E juraste que nunca mais repetirias
nem a ti mesmo, na própria intimidade do teu pensamento, livre e calma,
aquelas abomináveis heresias
que ensinavas e descrevias
para eterna perdição da tua alma.
Ai Galileo!
Mal sabem os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo
que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços,
andavam a correr e a rolar pelos espaços
à razão de trinta quilómetros por segundo.
Tu é que sabias, Galileo Galilei.

Por isso eram teus olhos misericordiosos,
por isso era teu coração cheio de piedade,
piedade pelos homens que não precisam de sofrer, homens ditosos
a quem Deus dispensou de buscar a verdade.
Por isso estoicamente, mansamente,
resististe a todas as torturas,
a todas as angústias, a todos os contratempos,
enquanto eles, do alto incessível das suas alturas,
foram caindo,
caindo,
caindo,
caindo,
caindo sempre,
e sempre,
ininterruptamente,
na razão directa do quadrado dos tempos.

Antônio Gedeão (1964)

Bom início de semana a todos...

Abrácidos exotérmicos;

Professor Júnior.

P. S.

A Ponte Vecchio, a Loggia, a Piazza della Signoria…
Eu sei… eu sei…
As margens doces do Arno às horas pardas da melancolia.
Ai que saudade, Galileo Galilei!

TIRINHAS DA QUÍMICA I




Abrácidos exotérmicos;

Professor Júnior.

domingo, 22 de maio de 2011

CURIOSIDADES I


QUE TAL UMA AULINHA ASSIM...



ÀS VEZES DA VONTADE, NÃO...




CITRATO DE SILDENAFILA (VIAGRA)...


ATÉ TU SUPERMAN...


COMO DIRIA GALVÃO É TETRA, É TETRA, É TETRA...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.


POEMA DE UM QUÍMICO E CHARADAS DA QUÍMCA III

INCOMBINÂNCIA


Que tipo de valência é você?
Que não hibrida na sp
Valência que me cativa
E não faz comigo uma ligação dativa

Que tipo de valência é você?
Que vem com transa e transa e tal
Chega na hora de reagir
Me deixa no espaço orbital

Eu quero álcool etílico?
Quero como catalisador
Para ver você se toca
E faz comigo um reação de dupla troca


Eu não me clorofórmio
Por este teu oxigênio
Diz que eu venho de má família
Que não combina


Mas hei de encontrá-la toda metódica
Vou forçar uma catálise
Para a história da tabela periódica



CHARADAS DA QUÍMICA III


Porque o martelo e a tesoura são hidrocarbonetos?R: Porque o martelo é propino e a tesoura é propano!
 
Qual o barulho q o átomo faz ao arrotar?R: Böööööhrrrr!

Qual a idade do Metal do Homem?
R: Prata no Cabelo, Ouro no dente e Chumbo no bilau...
 
Ocê sabe porrr que não se pode tomar NaOH?R: Porque faz 'mar' (NaOH + HCl = H2O + NaCl)
 
O que é um gás nobre?R: O Peido do Rei!
 
Pra quem o hidrogênio ligou quando foi preso?R: Pra ninguém, ele não tem família.

Quem é o advogado do hidrogênio?
R: O Avogadro
 
Qual é o ácido mais engraçado de todos?
R: É o ácido crômico.

Qual o melhor papel higiênico do mundo?
R: Ácido acético, porque ácido fraco limpa o Cu.

Qual é o ácido mais dogmático?
R: É o ácido acético.

O que um átomo de cromo disse para outro?R: Cromossomos Bonitos.

BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sábado, 21 de maio de 2011

VOCÊ SABE COMO SERÁ A 3ª GUERRA????

RESPONDE...

NEM EINSTEIN SABIA...


OU SERÁ COMO NO VELHO OESTE!!!!




BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.