quarta-feira, 31 de agosto de 2011

LOUIS PASTEUR E A ESTEREOQUÍMICA, COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS AIRBAGS.


Louis Pasteur e a Estereoquímica


Louis Pasteur (1822-1895)

O trabalho do químico e biólogo francês Louis Pasteur, foi fundamental para o desenvolvimento da Medicina e da Indústria de alimentos.
A Estereoquímica, ramo da
química que estuda as disposições espaciais de moléculas, se desenvolveu a partir dos estudos de Pasteur. Em suas pesquisas, tomou como base os sais do ácido tartárico formado em tonéis de vinho. O formato dos cristais salinos chamou a atenção de Pasteur que passou a pesquisá-los sob a ação de luz polarizada. A pesquisa da constituição molecular dos cristais deu início à Estereoquímica em 1848. Experimento de Pasteur
Pasteur preparou uma solução aquosa de ácido tartárico e analisou-a em um polarímetro (instrumento destinado à medição do ângulo de rotação do plano de polarização de uma substância opticamente ativa). Ele observou que a solução desviava a luz para a direita, ou seja, era opticamente ativa e dextrógira.

Pasteur fez então uma associação entre a cristalografia, a química e a óptica. A união dessas ciências estabeleceu o paralelismo entre a forma exterior de um cristal, sua constituição molecular e sua ação sobre a luz polarizada.

Foi a partir desses
estudos que se revelou a linha de demarcação entre o mundo orgânico e o mineral. As substâncias de natureza viva são opticamente ativas quando submetidas à luz polarizada, e nas de natureza mineral acontece o contrário, elas permanecem inativas.

E não podemos nos esquecer das contribuições de Pasteur para a Indústria alimentícia, foi graças a ele que se desenvolveu o processo de pasteurização. O método permite, por exemplo, eliminar as bactérias deteriorantes em leites e derivados.

Mecanismo dos Airbags

Airbag: proteção adicional aos passageiros.

O airbag é um dispositivo destinado a proteger motoristas e passageiros em caso de colisão do veículo. Ele retém o movimento dos ocupantes para frente durante as fortes colisões, fornecendo uma proteção adicional e reduzindo os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax. Funcionamento do airbag

Para que o dispositivo seja acionado, o carro conta com os equipamentos:

- sensores localizados no para-choque do automóvel;

- bolsa plástica (batizada de airbag) com
capacidade para 70 litros de gás, que fica acondicionada dentro do ponto central do volante de direção, esta contém substâncias químicas reagentes entre si.

Antes que ocorra o impacto, os sensores já transmitem um impulso elétrico (faísca) que causa a detonação da reação
química, esta é a grande responsável por inflar a bolsa plástica. Alguns centésimos de segundo depois, o airbag está completamente inflado.

Quais seriam os reagentes neste processo?
O sistema é acionado quando o componente azida de sódio (NaN3) é aquecido a mais de 300°C. Esta substância é então decomposta em nitrogênio, inflando o airbag.

Equação do processo químico:

            ∆
NaN3 → 2 Na + 3 N2 O triângulo representa o aquecimento necessário ao processo.
Lei aprova o uso do airbag

Uma nova Lei foi divulgada em fevereiro de 2009, nela o airbag passa a ser obrigatório nos carros nacionais e importados comercializados no Brasil. A partir de 2014 todo veículo deverá sair de fábrica com duplo airbag frontal.

O airbag é um complemento ao uso do cinto de segurança, ou seja, mais um item indispensável nos carros. Sendo assim, um não dispensa o uso do outro.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BORRACHA E DENGUE

 Aí galera dia 17 de setembro tá chegando vamos ensaiar para fazermos bonito, boa leitura a todos(as).


Investigando a borracha
Qual o segredo da composição da borracha?



Na hora de fazer projetos, estudar, desenhar, lá está ela, a companheira inseparável do lápis. Pode se apresentar em vários formatos (retângulos, quadrados, círculos, coração), possuir várias cores (branca, verde, preta) e algumas possui até cheiro de fruta! O que importa é que, desde a mais simples até a mais sofisticada, todas elas tem a função de apagar. A borracha é um instrumento de trabalho em muitas profissões: arquiteto, engenheiro, entre outras, e constitui objeto escolar fundamental para estudos em geral.

O que talvez você não saiba é o porquê da borracha apagar a grafite. Para saber, precisamos estudar os componentes destas substâncias.

A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha
atualmente é fabricada a partir do petróleo.

Podemos encontrar na composição da borracha o polímero poli-isopreno e outros compostos: enxofre, óleos. Vejamos agora a utilidade destes ingredientes adicionais:

O que faz a borracha apagar?


A escrita no papel se dá graças ao depósito de grafite (provindo do lápis) sobre a mesma. A grafite tem com a folha de papel uma força de adesão, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação. A grafite se adere então à borracha, esta resposta dá origem à outra pergunta: como a borracha fica novamente limpa?

A grafite não tem pela borracha a mesma força de adesão que tem com o papel, tudo se explica pela composição. A borracha tem entre seus componentes, enxofre e óleos especiais, estes ingredientes fazem com que a grafite se desprenda facilmente da superfície.
Lavando a dengue


A solução pode estar no sabonete.


A Dengue é uma doença infecciosa, a transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ela se tornou um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países.

A dengue está se expandindo rapidamente, as epidemias geralmente ocorrem no verão e a grande preocupação é que nos próximos anos a transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo.

Contudo, a dengue pode estar com seus dias contados, quem diria... Um simples sabonete evitar esta doença tão contagiosa! É isso mesmo, um sabonete que espanta o mosquito propagador.

Pesquisadores do
Laboratório de Química de uma Universidade do Rio de Janeiro desenvolveram uma fórmula para driblar o Aedes, e o melhor: é uma maneira perfumada e barata de escapar da picada desse traiçoeiro mosquito. A descoberta surgiu da idéia de disponibilizar um produto economicamente acessível à população carente que não têm acesso a ferramentas mais sofisticadas de combate à dengue.

O sabonete já passou por testes rigorosos como esse: o produto foi aplicado no braço de um voluntário e este o introduziu em um recipiente lotado de insetos da espécie Aedes aegypti, o que aconteceu? Os mosquitos não picaram o braço do voluntário.

Mas qual é o princípio ativo desse milagroso sabonete? A fórmula contém substâncias repelentes: uma mistura de glicerina com essências naturais de plantas, como o cravo-da-índia, óleo de citronela e capim-limão. Conta ainda com outras substâncias químicas, que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto. Seu efeito dura de 5 a 6 horas, e a expectativa é que esteja disponível no mercado para o próximo verão.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GASES II


 Aí galera a competição da gincana musical foi adiada e será realizada dia 17 de setembro às 15:00h, até lá vamos ensaiar bastante para fazer bonito, principalmente as turmas que fizeram as composições por último, ok. Venha participe junto com seus colegas e traga sua animação vai ser demais galera...

Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo
Bombas de gás lacrimogêneo para acalmar manifestantes.

A palavra "Lacrimogêneo" vem do Latim "lacrima" que significa lágrima.
Gás lacrimogêneo é um nome dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, olhos e vias respiratórias. Esse gás é comumente usado pela polícia e exército como arma de "controle de multidões", por ser
capaz de dispersar as pessoas sem causar efeitos letais (mortes). Começou a ser utilizado na Primeira Guerra Mundial.

O Gás Lacrimogêneo se classifica como gás orgânico e pertence à classe dos Haletos, que são compostos que apresentam pelo menos um átomo do grupo dos Halogênios (F, Cl, Br, I) ligado a um grupo derivado de hidrocarboneto.

Muitos protestos violentos são dispersos pelos policiais com a ajuda deste tipo de arma, nas manifestações de rua, por exemplo, os policiais não podem acalmar a euforia da multidão com armas de fogo, sendo assim, o uso do gás é uma opção válida, já que apresenta baixa toxicidade e faz com que as vítimas soltem lágrimas incessantes e se afastem.

O Gás Lacrimogêneo pode se apresentar de várias maneiras, é lançado por meio de sprays (aerosol) ou na forma de granada de mão ou bombas, a composição varia:

- Spray de pimenta
: é um agente inflamatório que provoca inflamação nos olhos, nariz e boca. Seu efeito é mais limitado, você tem que utilizar diretamente em alguém. Torna-se mais útil para se defender de ataques de ladrões.

- CS
, cuja composição é gás (o-Clorobenzilideno malononitrilo): é um agente incapacitante, ou seja, os efeitos resultantes do contato com tais substâncias atrapalham qualquer indivíduo de realizar tarefas, já que vai estar muito ocupado tentando respirar ou esfregando os olhos (inutilmente). Além de lágrimas, o gás ainda pode irritar o nariz, boca e pulmões, e causar espirro, tosse e vômitos. A queda do líquido irritante na pele causa sensação de queimadura e os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar.



Gás GLP


Botijões de gás GLP


O GLP - gás liquefeito de petróleo, ao contrário do que muita gente imagina, não se trata de um único gás, mas sim de uma mistura gasosa. A mistura dos hidrocarbonetos propano e isobutano confere a composição química do chamado gás de cozinha comercial. Conheça as estruturas moleculares:



Propano: C3H8



A cadeia carbônica (C) é representada em verde e os hidrogênios (H) em cinza.


A forma iso-butano (n-butano) também está presente no GLP, cuja fórmula molecular é C4H10.


Ocorrência do GLP

O gás liquefeito de petróleo pode ocorrer de duas formas: nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural.
Através do fracionamento do petróleo (a uma faixa de temperatura de 70 °C) é possível obter o GLP, sendo este gás um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação.

Forma gasosa do GLP

Você já deve ter notado, ao segurar o botijão de gás, que seu conteúdo está na forma líquida. Mas como assim? Estamos falando de um gás e não de um líquido. Acontece que gases, quando submetidos a altas pressões, se convertem à forma líquida.
É exatamente assim que ocorre com o nosso GLP, a enorme pressão dentro do recipiente (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma liquefeita.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

domingo, 28 de agosto de 2011

GASES I


Gás CS


Gás CS como arma policial.

Gás lacrimogêneo (do latim lacrima = lágrima) é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias que irritam a pele, uma delas é o CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).

O CS é considerado um dos mais seguros meios de repreender um agressor. É comumente usado por militares para conter multidões enfurecidas em protestos políticos. A seguir, a estrutura molecular do CS:

CS (2-clorobenzilideno malononitrilo)

Repare que a estrutura é formada por um anel benzênico, ao qual está conectado um átomo de cloro e, na extremidade, estão ligados dois grupos ciano.

O principal efeito da exposição ao gás CS é a reação involuntária de lacrimação, uma vez que os irritantes oculares atuam no sensível terminal nervoso da membrana mucosa do olho. A presença das moléculas ofensivas estimula a produção de um enorme fluxo de lágrimas com a finalidade de expulsar tais moléculas. Os efeitos nocivos de CS desaparecem dentro de 15 minutos.

Gás freon


O gás Freon-12 foi descoberto no ano de 1931 pelo cientista Thomas Midgely Jr. Tal gás surpreendeu pelas suas incríveis propriedades criogênicas e passou a ser a alternativa ideal para a produção de frio.

O gás freon 12 tornou-se então o gás de geladeira, em que circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador). A partir de 1950 já era possível fazer gelo residencial, os alimentos congelados invadiram o mercado e passaram a percorrer o mundo.

Mas com o avanço da ciência, foi possível revelar um lado triste da
história: o gás freon, uma vez disperso na alta atmosfera, é um dos principais responsáveis pela destruição progressiva da camada de ozônio. E por isso ele vem sendo substituído ao longo dos anos.

Conheça outras utilizações desse gás:
• Na produção de espumas de poliestireno;
• Como material de limpeza de delicados circuitos eletrônicos;
• Como propulsor de aerossóis (sprays propelentes).

BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS;

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sábado, 27 de agosto de 2011

MOMENTO DESCONTRAÍDO X

Aí galera segue mais algumas fotos... Divirtam-se.

VOCÊ QUE TEM UM CARRO BONITÃO ABASTECE AQUI...


AMÉM IRMÃOS...



 O AVISO FOI DADO, SE HABILITA???

TATUAGEM É PRÁ TODA VIDA, MAS TATUAR FALTANDO LETRA ESSA É DEMAIS...



 ESSE PISO REALMENTE NÃO É APROPRIADO, KKK...

 RAPAZ ESSA JÁ É DEMAIS, KKK...

REALMENTE PARA ARRASTAR SÓ ASSIM, KKK...


QUE NOME DE CIDADE MAIS ESQUISITO, KKK...



ULTRA MODERNIDADE, KKK... 

APAIXONADOS POR CARROS TEM POLTRONAS ASSIM.


REALMENTE ISSO SIM É MONITORAÇÃO, KKK...


QUEM DERA UMA MAQUININHA DESSA, KKK...



BOM FINAL DE SEMANA A TODOS;

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FOTOQUÍMICA E FOTOGRAFAR



Fotoquímica


A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por esse motivo é que é chamada de “Reação de claro”.

A clorofila presente nos vegetais absorve a radiação luminosa proveniente do sol e transforma essa forma de energia em energia
química, esse processo permite o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos, mas não é um benefício só para os vegetais, é também para o homem. Ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

Conheça os dois processos básicos da fotoquímica: a fotólise da água e a fotofosforilação.

Fotólise da Água
: ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A substância receptora de hidrogênio é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).

Fotofosforilação
: é a adição de fosfato em presença da luz, a substância que participa desta etapa é o ADP,
formando ATP. É nesse processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.

A fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química: quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio através da reação:
6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)
Simplificando:

gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio
.

Fotografar: tecnologia química


As fotos são produtos de reações químicas.

Você já se perguntou como é possível reproduzir o momento exato de um acontecimento? É como se o tempo parasse: a imagem fica congelada. Estamos falando da fotografia, ela surgiu no século XVIII e revolucionou, por que até então as imagens eram reproduzidas apenas pela pintura. E digamos de passagem, a pintura distorcia a realidade, sabemos que os reis e rainhas dos séculos passados tinham suas imagens melhoradas pelo pintor, ou seja, queriam parecer mais belos do que eram.

As fotografias servem para retratar pessoas e ocasiões especiais, o que nem todos sabem é que essa tecnologia envolve processos químicos, veja quais:

Máquinas fotográficas: O filme fotográfico usado nessas máquinas é recoberto por prata, que apresenta sensibilidade à luz. No momento em que se tira uma foto o composto de prata se oxida e se torna preto, mas nem toda prata é oxidada e o restante é removido quando se lava o filme. Esse contraste entre a parte que se oxida e a que não se oxida é que dá origem à imagem.

Câmaras digitais: superaram as máquinas de fotografar, as fotos são computadorizadas e dispensam o uso do filme. As câmaras digitais causaram uma revolução no mundo fotográfico, porque além de tirar fotos elas também filmam. Mas como a antiga máquina, também funciona por métodos químicos. As imagens são gravadas em um sensor, mas, ao invés do filme fotográfico, ela utiliza um arranjo de semicondutores contendo cargas elétricas que são responsáveis pela imagem (foto). Essa imagem registrada é transferida para o computador, onde pode ser modificada, impressa ou circular pela internet através de emails.
Como se vê, a tecnologia das câmaras digitais superou todas as outras e o melhor: a qualidade das fotografias é indiscutível.


BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FOTOS ENSAIO DA QUIMICARETA

AÍ GALERA SEGUE O MODELO DE NOSSA CAMISA, ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM. O SEGUNDO ENSAIO DA QUIMICARETA ACONTECEU ONTEM, ALGUMAS TURMAS PRECISAM INTENSIFICAR OS ENSAIOS ANTES DO DIA 03/09, SEJA COM PLAYBACK OU COM ACOMPANHAMENTO DE INSTRUMENTOS OK. AGUARDO VOCÊS NO PRÓXIMO ENSAIO. SEGUE AS FOTOS...














ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.






quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XXII



Filtração por Carvão ativado

Carvão em grãos

O carvão ativado é usado para filtrar soluções impuras, sabe por quê? Ele apresenta muitos poros em sua superfície de contato, que proporcionam uma grande área efetiva. Os poros retêm partículas em seu interior.

O carvão ativado funciona como adsorvente: retira as impurezas de um meio sem que estas interfiram em sua composição.

Tratamento de água com carvão ativado: esta etapa de purificação consiste na passagem do líquido entre camadas de carvão ativado, de modo que todas as partículas indesejáveis presentes (impurezas de origem orgânica) fiquem presas (fixadas) aos poros do adsorvente. Como o carvão ativado tem a capacidade de coletar até mesmo gases, a água sai desta etapa livre de odores.

Vejamos o corte esquemático que mostra a diferença na estrutura física do carvão comum e do carvão ativado:

O carvão ativado é 100 vezes mais poroso que o carvão comum, sendo por isso utilizado para a purificação de soluções.

FÓSFORO NO PALITO OU NA CAIXINHA?


Palitos contém fósforos?
Observando os palitos acima você diria que os mesmos possuem fósforo? Obviamente que sim, até porque são denominados de “palitos de fósforo”. Bem, pelo menos é nisso que a maioria das pessoas acredita. Mas não é bem assim. A dúvida de se o fósforo está no palito ou na caixinha é esclarecida a partir do momento em que estudamos detalhadamente os componentes das caixas de fósforo.

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

O ato de atritar o palito contra a caixa é que dá início ao processo; ele funciona como um agente de ignição. O fósforo, quando aceso, faz com que o agente oxidante inicie a queima de enxofre. É ela que faz com que a madeira do palito queime.

O curioso é que os palitos de fósforo produzidos antigamente podiam ser acesos bastando riscar o fósforo em qualquer superfície áspera. Mas, por medida de segurança, os palitos fabricados hoje só acendem se forem riscados contra a parte áspera da caixa.

Portanto, o elemento fósforo (P) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Será que existe um líquido que não molha???


Na postagem de hoje temos uma pergunta interessante, será que existe esse líquido mesmo??? Leia e descubra. Boa leitura a todos. Amanhã tem ensaio lá na escola as 19:00h.

Existe líquido que não molha?


Moléculas de mercúrio sobre a pele não se desfazem.


As forças de coesão são responsáveis por manter moléculas e átomos de um mesmo material unidos, já a força de adesão é a atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros materiais. Um líquido molha devido às forças de adesão presentes nele, ao entrar em contato com uma superfície essas forças fazem com que a superfície fique molhada.

Mas se a força de coesão for maior do que a de adesão ocorrerá exatamente o contrário: a superfície não irá se molhar. É exatamente isso que acontece com o mercúrio que corre dentro dos termômetros, a atração entre as moléculas de mercúrio (coesão) não permite que se espalhem sobre determinadas superfícies, como a do vidro e das folhas de papel.

Demonstração: os átomos de mercúrio ao entrarem em contato com uma superfície de vidro, não são atraídos pelas moléculas de SiOH (hidróxido de silício presente no vidro), preferem se ligar entre si, ou seja, a força de coesão é maior do que a de atração. O mesmo não acontece quando moléculas de água entram em contato com superfícies de vidro, pelo contrário, elas se desfazem estabelecendo ligações O-H com as moléculas de SiOH, por isso então é que a água molha o vidro.

Por outro lado, se uma bolinha de mercúrio for depositada sobre uma superfície de ouro, ela se desfaz, espalhando-se. O que nos leva a uma conclusão sobre a pergunta inicial: existe líquido que não molha? Existe sim, mas depende da composição
química do líquido como também da superfície onde ele é depositado. O que determina é a disputa entre as forças de coesão e as forças de adesão.



Fabricação do papel

A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores. Veja como:
A árvore, uma vez coletada, passa por um rigoroso processo de limpeza, no qual será previamente lavada, e todos os materiais considerados impuros para o processo serão eliminados. Neste momento, as folhas e cascas presentes nos galhos e troncos são retiradas.
Em seguida, a matéria-prima é dividida em pedaços de tamanhos pré-determinados e levada ao cozimento em um digestor a temperaturas de 160° C. O produto resultante deste processo adquire a forma de uma pasta denominada de polpa de celulose.
Na etapa final do processo, a polpa de celulose passa pela secagem e prensagem, onde é espalhada em uma tela de metal. A tela passa por cilindros e a polpa é prensada até atingir a espessura desejada, de acordo com a gramatura do papel.
Todo este trabalho se torna desnecessário se o processo utilizado for o da reciclagem, no qual o aproveitamento de 1 tonelada de papel usado evita o corte de 15 a 30 novas árvores.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EVOLUÇÕES DA ASPIRINA E DA BOLA DE FUTEBOL

Aí galera segue duas curiosidades uma sobre a evolução da aspirina um antigo medicamento com usos diversos e sobre a evolução da bola de futebol. Boa leitura a todos...

Evolução da aspirina



Quais os benefícios da aspirina?
 
Em se tratando de analgésicos, a aspirina só perde para o Tylenol e o Advil. Ela é usada por milhares de pessoas no mundo todo, sendo que os argentinos desbancam a preferência, são eles os maiores consumidores do medicamento: cada habitante chega a consumir 80 comprimidos por ano.
Em 1950 foi comprovada a preferência mundial pelo medicamento: o Guinness Book of Records registrou a Aspirina como o analgésico mais popular do mundo. Vejamos um pouco de sua história:
- ano de 1853: o ácido acetilsalicílico foi sintetizado pela primeira vez pelo químico francês Charles Gerhardt.
-1897: o químico Félix Hoffman sintetizou o analgésico. Ele trabalhava para a empresa alemã Friedrich Bayer & CO.
- 2010: estudos revelaram que a aspirina pode reduzir o risco de morte em pacientes com câncer de mama. Fator que somou a outros benefícios: prevenção de ataque cardíaco e artrite e evitar o mal de Alzheimer.



Evolução da bola de futebol


Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.

A bola futebolística, quando bem feita, permite que os jogadores a chutem por inúmeras vezes mantendo-se intacta até ao final da partida. Será que foi sempre assim? Afinal, qual é a composição das bolas de futebol? Você vai conhecer agora a evolução do objeto fundamental para o esporte preferido dos brasileiros.

Final do século XX


A bola que chegou em 1894 no Brasil, trazida pelo inglês Charles Miller, era um tanto antiquada: feita de couro curtido com uma costura bem grosseira ao centro. Na hora de cabecear a bola, eis o maior problema, os cordões machucavam a testa dos jogadores.

Copa do mundo de 1958 -
A bola usada na primeira Copa do Mundo que o Brasil competiu já não tinha os tais cordões, mas continuava sendo feita de couro. Em dias chuvosos, o couro se encharcava e a bola ficava bem mais pesada, o que dificultava a precisão dos chutes.

Anos 60 e 70
- As bolas ainda eram feitas de couro, mas com um diferencial, eram impermeabilizadas, ou seja, não ficavam encharcadas em campos molhados.

Anos 80
- Os materiais sintéticos começaram a ser usados na fabricação de bolas. O aspecto visual e a durabilidade do material conquistaram a atenção dos jogadores.

Anos 90
- Chegou a vez dos polímeros! As bolas fabricadas a partir deste período ficaram mais leves graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) é usado como revestimento e nas camadas internas se emprega o poliestireno, as câmaras de ar (presentes no interior da bola) são de látex.

Início do século XXI - Os polímeros chegaram para ficar, a
prova disso é a composição das bolas mais modernas: sob o revestimento de poliuretano se emprega dez camadas de poliestireno e na câmara é usada a borracha butílica. A tecnologia deste século permite que os gomos da bola sejam unidos por ligação térmica em vez de costuras.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.