sexta-feira, 30 de setembro de 2011

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MOMENTO DESCONTRAÍDO XIV

ESSA É A PILHINHA DE ITU-SP, KKK...


ESSA FRASE EU JÁ OUVI DE MUITOS ALUNOS, APENAS UMA COINCIDÊNCIA NENHUM DELES GOSTAVA DE ESTUDAR, KKK...


ESSE É O VERDADEIRO HULK, KKK...


CABELEIREIRA SINCERA, KKK...


JÁ PENSOU SE ESSA MODA PEGA, KKK...


ISSO SIM É QUE É SUPER LOTAÇÃO, KKK...


CUIDADO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, KKK...


RAPAZ CUIDADO COM OS ENLATADOS, KKK...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE AS VITAMINAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS

SÁBADO AS 9:00h DA MANHÃ NA CASA DE LEO TEREMOS ENSAIO COM OS CANTORES DAS PARÓDIAS PARA O DIA 07. NÃO FALTEM E BOA LEITURA A TODOS...

Vitaminas solúveis e insolúveis



A laranja é rica em vitamina A

Não é segredo que necessitamos das vitaminas para nossa sobrevivência, no entanto, é preciso nos atentar para aquelas cujo consumo excessivo pode ser prejudicial.

Vitaminas solúveis
A absorção das vitaminas que ingerimos diariamente está diretamente ligada à solubilidade das mesmas. As vitaminas solúveis se subdividem em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que se dissolvem na água, mas não se dissolvem em gorduras. Em razão de sua solubilidade em água, a vitamina A é facilmente eliminada pelo nosso organismo e pode causar por isso um déficit em nosso corpo, o resultado é o aparecimento de doenças como o escorbuto.

Vamos entender um pouco da química por trás dessa vitamina? A presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garantem que ela se dissolva em meio aquoso. Em razão dessa facilidade em se dissolver, as vitaminas hidrossolúveis são rapidamente eliminadas pelo organismo através da urina. A solução é consumir a vitamina com mais frequência, a dica é de alimentos ricos em vitamina C, que é classificada como hidrossolúvel.

Vitaminas lipossolúveis: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas, é absorvida pelo nosso organismo.

Vitaminas insolúveis

A vitamina A é um ótimo exemplo de vitamina que não se dissolve em água em razão de sua composição: é formada por cadeias extensas e possui apenas um grupo OH. É fácil prever por que o consumo excessivo dessa vitamina pode ser perigoso, ela forma um tipo de precipitado insolúvel que pode ficar retido em órgãos como o fígado, causando diversos malefícios, como dor de cabeça e insônia.

William Perkin


Willian Perkin com tecido tingido por malveína.

William Perkin foi estudante da faculdade Royal de Química localizada em Londres, Inglaterra. Lá cumpria a função de assistente de Wilhelm von Hofmann, e na bela manhã de 23 de março de 1856, fez uma descoberta de enorme importância para as indústrias têxtil e química.

Com apenas 18 anos, Perkin realizava
estudos buscando sintetizar a quinina utilizada no tratamento da malária. Seu primeiro objetivo era oxidar a aliltoluidina (C10H12N, um derivado da anilina), para obter a quinina, mas não conseguiu. No entanto, ao tentar limpar o frasco com álcool, observou que o sólido, proveniente da reação, se dissolvia e deixava o álcool roxo. O jovem químico acabava de produzir o que seria o primeiro corante sintético, que chamou de mauveína ou púrpura de anilina.

Para completar o
sucesso da descoberta de Perkin, malva foi a cor daquele ano. Rapidamente o corante se difundiu e teve uma grande demanda; um sucesso de vendas.

William Perkin não perdeu tempo, patenteou o novo corante e abriu uma fábrica de tinta em Greenford, no oeste de Londres, com a ajuda de parentes ricos.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MOMENTO DESCONTRAÍDO XIII



ESSE COM CERTEZA NÃO É PETISTA, KKK...

NETBOOK ULTRAMODERNO, KKK...


RAPAZ ESPERTO NÃO, KKK...




ÊITA CAMINHÃOZINHO BOM ARRETADO SÔ, KKK... 

QUE NADA MEU, KKK...



FLORIPA DESSA FORMA É DEMAIS, KKK...


IMAGINE FERIADÃO, KKK...

HAJA FORÇA, KKK...

 ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

domingo, 25 de setembro de 2011

Nos ensaios da gincana musical de paródias de química a Janaína dava show cantando ai meu Netão, kkk...


OBRIGADO A TODA EQUIPE DIRETIVA DO COLÉGIO ESTADUAL MANUEL DANTAS PELO APOIO DADO A GINCANA MUSICAL DE PARÓDIAS DE QUÍMICA, EVENTO QUE ANTECEDE A QUIMICARETA COMO TAMBÉM A TODAS AS PESSOAS QUE FIZERAM PARTE DO CORPO DE JURADOS, MEU MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO. ATÉ O DIA 07 DE OUTUBRO COM O NOSSO BLOCO...

PESSOAL ANTECIPEI A POSTAGEM A PEDIDOS, OK.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Essa é a turma do 1° ano "A" Paródia música Festa. Tema proposto: Ligações Químicas.



ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Essa é a turma do 2° ano "A" Paródia da música Abalou. Tema proposto Cinética Química.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Essa é a turma do 3° Ano "B" Paródia da Música Chora Me Liga. Tema proposto Isomeria.



ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sábado, 24 de setembro de 2011

Nos ensaios da gincana musical de paródias de química quem dava show era Izinha do Arrocha...

Aí galera a partir de segunda começo a postar os videos das turmas vencedoras, é só aguardar...


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Como funciona o vidro a prova de balas?? É vidro ou diamante??

A campanha C.E.M.D. solidário se estende por mais essa semana, participe galera traga a sua doação e entregue na direção da escola. Dó não diminui a dor. Ajude-os.

Vidro à prova de bala


Vidro que contém película protetora

Cenas de filmes onde há troca de tiros entre policiais e bandidos podem trazer uma pergunta à tona: de quê é composto os vidros de carros blindados e por que são resistentes aos tiros de revólver?

O vidro laminado, mais
conhecido como vidro à prova de bala, tem se tornado uma grande auxiliar na luta contra o crime. Os carros que possuem esse acessório são considerados seguros e são usados para o transporte de celebridades, como: presidentes, artistas, autoridades religiosas, etc.

Em razão da aplicação, o vidro também recebe a denominação de vidro balístico, veja abaixo como esse tipo de vidro é obtido industrialmente:

Uma película plástica (altamente resistente) é colocada entre duas partes de vidro temperado. Na forma prática, seria um sanduíche onde o plástico seria o recheio e o vidro as fatias de pão.

Quando um projétil (bala, pedra ou ferramenta) toca o vidro balístico, este se despedaça, mas a película não o deixa desmoronar.

Vidro pode brilhar como diamante?


Vidro ou diamante?

Olhando o objeto retratado na imagem acima, como você o classifica? Trata-se de diamante ou vidro? Ambos podem até ser aparentemente parecidos, mas possuem propriedades completamente distintas.

A lapidação do diamante lhe confere brilho característico e, consequentemente, uma valorização no mercado. Ele é empregado na fabricação de joias preciosas e é
reconhecido mundialmente por sua rara beleza.

Lapidar uma pedra de diamante é algo minucioso e praticado apenas por
especialistas. Consiste em cortá-la em inúmeras facetas e assim limitar a superfície da pedra, dando a forma desejada. Um bom corte é aquele que confere o máximo de cintilação e de dispersão da luz.

Então, surge a pergunta: não é possível fazer o mesmo com o vidro? Após passar pela lapidação, o vidro também adquire brilho característico do diamante? Definitivamente não, uma vez que o vidro é desprovido de índice de refração como o do diamante. Ele poderia até ser cortado em inúmeras facetas, mas não passaria de um vidro com maior brilho que os outros.

Entende-se por índice de refração a
capacidade que o objeto possui de dispersar a luz.

BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tipos de Mumificação e Uso de Anabolizantes

Tipos de mumificação


A conservação de cadáveres exige várias técnicas.

Sem dúvida, as múmias mais famosas foram as egípcias, mas isso não quer dizer que o método usado no Egito antigo foi a única forma de conservação de cadáveres. Conheça os tipos de mumificação existentes em diferentes culturas:
Cultura Americana
Em países como Colômbia, Equador, Bolívia e Peru, as múmias históricas foram conservadas graças ao clima seco e frio característico dessas regiões. Em algumas, o processo foi facilitado pela retirada das vísceras e óleos injetados, mas em outros casos, não se fazia esse tratamento prévio, e mesmo assim as múmias foram eternizadas.
Cultura Oriental
Na China, Tibete e Japão, o método era feito assim: o corpo era mergulhado em solução aquosa conservante, em seguida, todo o sangue do corpo era retirado (e substituído por álcool) e, por último, um banho com arsênico. Acredita-se que uns dos componentes da solução aquosa eram mercúrio e chumbo.
Cultura Católica

Em Palermo (Itália) e México existem muito segredos acerca da conservação de cadáveres, se não fosse por um vestígio deixado nos túmulos: a presença de cal. A cal pode formar uma espécie de filme sobre o corpo, isolando-o da terra. O processo é mantido em segredo pelos freis, mas uma coisa é certa, as catacumbas são gélidas e secas, o que contribuiu em muito para a mumificação.
Cultura Egípcia


A mais conhecida das técnicas começava com a retirada do cérebro e vísceras, em seguida o corpo era levado para a secagem. Feito isso, partia-se para a desidratação do cadáver, onde sais de natrão eram aplicados para agilizar o processo (este durava cerca de 70 dias). Por último, se enrolavam as faixas características das múmias.

Uso de esteroides anabolizantes


Qual a diferença entre anabolizante natural e sintético?

A classe orgânica dos Esteroides está presente em toda espécie vegetal e animal. Como por exemplo, o colesterol (C27H46O) que compõe a membrana das estruturas celulares do corpo humano.

Os chamados Esteroides anabolizantes são produzidos pelo organismo, e são responsáveis pelo aumento da força e massa muscular de nosso corpo. O hormônio testosterona, presente no corpo masculino, funciona como anabolizante natural. O problema surge quando se deseja obter uma força
física maior.

Os anabolizantes sintéticos, produzidos por Indústrias farmacêuticas, estão sendo vastamente utilizados entre
jovens em academias para obter o tão sonhado corpo perfeito, fato também comum entre esportistas, que passam a utilizar tais medicamentos com o intuito de intensificar os músculos e vigorar a forma física.

Conheça a fórmula estrutural de um dos anabolizantes sintéticos presentes no mercado:

Estanozolol
Reações adversas do uso de anabolizantes
Os problemas podem começar com o mau funcionamento do fígado e dos rins, e se estender a casos mais graves de hipertensão, aparecimento de câncer e até mesmo morte súbita.

As doenças hormonais são as mais comuns entre indivíduos que usam anabolizantes. Nos homens, o uso abusivo causa impotência, câncer de próstata e testículos; e nas mulheres causa alteração da libido, esterilidade, hipertrofia do clitóris, entre outras
.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

E se não existisse sol?? Você sabe quais são os tipos de bateria??

Galera a campanha continua não deixe de participar trazendo a sua doação. Boa leitura a todos...

Se não existisse sol


Por que a energia solar é essencial?

Se por algum momento já se fez essa pergunta, está na hora de refletir: e se o sol sumisse? O homem poderia providenciar lâmpadas para iluminar o dia, aquecedores para não deixar ninguém com frio, mas com certeza não se lembraria de dar assistência a mais humilde plantinha.

Só por aí já se vê o quanto o sol é importante, ele nasce para todos, para o pobre, o rico, árvores, animais e até para a vegetação escondida atrás de uma pedra. Todo mundo usufrui dessa fonte natural de energia, mas nem todos sabem por que ela é tão essencial.

O sol gera energia através da fusão nuclear do Hidrogênio, ele combina átomos de Hidrogênio para criar Hélio e emitir energia na forma de luz e calor. Para o reino vegetal, atua no processo de fotossíntese, e sem ele nossa alimentação estaria comprometida, já que é através da luz solar que as plantas desenvolvem seus frutos.

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol. Seria como um pôr do sol, quando a temperatura cai lentamente.

Mas estudiosos no assunto defendem uma assustadora previsão de que o sol vá morrer daqui há 5.000 milhões de anos, aproximadamente. De forma lenta e discreta, nosso astro supostamente irá se transformar em uma estrela sem energia e a vida na Terra ficará extinta, com certeza não vale a pena esperar para ver.

Tipos de baterias


As baterias de chumbo são usadas em automóveis.

As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players, carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas.
Conheça agora alguns tipos de bateria:

Bateria de Níquel-cádmio

Esse tipo de bateria é empregado em diversos aparelhos, entre eles telefone celular e filmadora. Possui a vantagem de ser recarregável por milhares de vezes, o grande problema da bateria de níquel-cádmio é que ela tem uma alta propensão a vazar, o que pode até mesmo corroer a placa-mãe.

Bateria de chumbo

A fabricação dessa bateria é antiga, vem desde o ano de 1915. As baterias de chumbo são baterias duráveis e justamente por isso, escolhidas para o uso em carros. A composição desse tipo de bateria consiste em uma corrosiva solução aquosa de ácido sulfúrico, com d = 1,28 g/cm3 e 38 % em massa de H2SO4.

Bateria selada

Sabe-se que nos carros as baterias são recarregadas pelo uso de um alternador, só que isso pode acarretar em alguns problemas técnicos, por exemplo, a água da solução de bateria passa por uma decomposição. Para evitar, passou-se a adicionar 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que reduz a secagem da água.

Foi a partir daí que surgiram as baterias seladas, elas não necessitam da adição de água durante sua vida útil.

É para essa e outras descobertas que a Eletroquímica existe, essa ciência permite a construção de baterias cada vez mais duráveis e o melhor, com baixa manutenção.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SABÃO E DETERGENTE QUAL A DIFERENÇA? É POSSÍVEL NO FUTURO PRODUZIRMOS SANGUE??

GALERA A CAMPANHA CONTINUA NÃO DEIXE DE PARTICIPAR ENTREGANDO A SUA DOAÇÃO NA DIRETORIA DO COLÉGIO. BOA LEITURA A TODOS...

Sabão X detergente


Qual produz mais espuma: sabão ou detergente?

Na hora de escolher um produto de limpeza para lavar louças surge a dúvida: sabão ou detergente? Se você levar em conta a capacidade de remover gorduras, vai optar pelo detergente, mas se pensar em proteger a natureza vai preferir o sabão em barra.

Diferenças básicas entre detergente e sabão:

Só por essas características já notamos a diferença entre eles, como já foi dito, o detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. Vejamos por que esse último é considerado biodegradável:

Os resíduos de sabão provenientes da limpeza doméstica vão parar no esgoto e consequentemente em rios. Lá sofrem decomposição pelos micro-organismos existentes na água, daí dizemos que se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios
formando uma densa camada de espuma.

Por que os micro-organismos só quebram as moléculas de sabão? As enzimas produzidas por eles são
capazes de quebrar somente as moléculas de cadeia carbônica linear presente nos sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas que caracterizam os detergentes, e por isso elas permanecem na água sem sofrer decomposição.

Você já deve ter visto as camadas de espuma poluentes, batizadas como “cisnes de detergentes”. Elas são características dos rios mais poluídos, como por exemplo, o rio Tietê.

Sangue do futuro


É possível fazer sangue?

Parece invenção de cinema, mas o avanço na medicina nomeado de sangue de plástico pode ser a solução para a pobreza nos Bancos de sangue. É chamado assim por ser produzido a partir de um plástico especial (polímero).

A diferença é imperceptível, já que a novidade apresenta a mesma cor vermelha, é viscoso e possui molécula de hemoglobina, a mesma presente no sangue que corre em suas veias.

Qual a função da Hemoglobina no sangue? Ela é responsável pela fixação do oxigênio e de sua transferência para as células do corpo, possui estrutura gelatinosa e um núcleo de ferro. A hemoglobina sintética também possui esta característica.

Já vimos que a aparência do sangue de plástico é a mesma do sangue real, mas será que pode desempenhar as mesmas funções? Só para lembrar, o sangue é responsável por funções vitais em nosso organismo, como transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo e remoção de resíduos e toxinas dos rins e fígado. E veja só, o novo sangue pode realizar o mesmo.

Vantagens do sangue artificial: leve e resistente.

Mas por que resistente? Essa talvez será a diferença que falará mais alto em relação ao sangue comum (esse pode se degradar e perder as propriedades se passar por aquecimento). O sangue de plástico não precisa ser resfriado, ou seja, pode ser transportado com mais tranquilidade.

Em locais onde a escassez de sangue é responsável pela morte de muitas pessoas, como em campos de batalha, por exemplo, o sangue sintético será a solução.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quimioterapia Preventiva, Reação de Neutralização.

Pessoal a campanha Colégio Estadual Manuel Dantas Solidário se estende até sexta-feira e doe um dos cinco ítens: Sabonete infantil, Creme Dental infantil, Escova Dental infantil, Toalhinha de Mão e Fralda Descartável Tamanho G, em prol das crianças que fazem tratamento contra o câncer no HUSE em Aracaju. Os donativos serão doados em  nome da escola ao pessoal responsável lá no hospital. Desde já agradecemos a todos que podem e querem participar da campanha. Dó não diminui a dor. Faça sua doação. Boa leitura a Todos...


Quimioterapia preventiva


O câncer tem cura?

O câncer surge da multiplicação anormal de células. Na maioria das vezes, a vítima só se dá conta quando já está tomada por tumores que podem ocasionar a morte.

Existe algum método para prevenir essa triste realidade? A resposta veio de um centro de estudos nos Estados Unidos, o MD Anderson Câncer Center em Houston. Segundo os estudiosos, seria possível cortar o mal pela raiz, isto é, eliminar o câncer antes de seu primeiro estágio.

A quimioterapia preventiva é um método que possibilita a eliminação de células com predisposição a se tornarem malignas. A descoberta veio de uma combinação química capaz de eliminar pólipos (tumores benignos) em camundongos. A expectativa é que a fórmula funcione em humanos que sofram de tumores malignos.
A vantagem do tratamento preventivo é que ele permite destruir células tumorais escondidas, ou seja, aquelas que ainda não foram identificadas por exames clínicos. O tratamento seria a salvação para pessoas com predisposição ao câncer, com histórico de familiares que tiveram câncer e que fazem parte do grupo de alto risco.

É importante ressaltar que a melhor maneira de prevenir que esta terrível doença faça parte de sua vida, é recorrer periodicamente a exames físicos e, para as mulheres, é indispensável submeter-se ao exame de mamografia anualmente.

Reação de neutralização


Azia: reação de neutralização resolve.
A todo o momento realizamos reações de neutralização em nosso próprio corpo e nem nos damos conta disso. Por exemplo, você fez uso de algum tipo de desodorante hoje? Então, você neutralizou seus odores através da adição de uma base.

Definição de base: toda substância que, quando sofre dissociação, libera o ânion OH- (hidróxido) como produto.

Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após um dia quente. Substâncias de caráter básico presentes em produtos para axilas se encarregam de neutralizar a ação dos íons H+ provenientes dos ácidos.

Definição de ácido: toda substância que, quando sofre ionização, libera o cátion H+ como produto.

É por isso que algumas pessoas fazem uso do leite de magnésia nas axilas para combater o cheiro desagradável de suor. Esta base de fórmula MgOH2 neutraliza a acidez no local.

E quem nunca sentiu aquela incômoda sensação de acidez estomacal, a chamada azia, pois ela se explica pela ação do ácido clorídrico (HCl) presente no estômago. Após a ingestão de alimentos calóricos, o nosso organismo se vê obrigado a liberar mais quantidade de HCl para auxiliar na digestão pesada.

E o que acontece quando ingerimos um antiácido estomacal? O princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que a base Mg (OH)2 – hidróxido de magnésio. Ela tem a função de neutralizar o meio ácido de seu estômago, daí o alívio imediato. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH)2.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A química dos cosméticos; A química dos cabelos.

Aí galera a gincana musical de paródias de química foi show de bola, parabéns a todas as turmas participantes que com muita alegria e dedicação fizeram uma linda festa do conhecimento. Não estou conseguindo postar os videos, mais continuarei tentando assim que conseguir eu coloco. Valeu galera e vamos que vamos para a quimicareta dia 07 de outubro, aprendendo se divertindo...



Química dos cosméticos
Qual a composição dos produtos de beleza?

O cuidado com a aparência existe desde os primórdios da civilização. No antigo Egito já se fazia uso de perfumes, unguentos e maquiagem nos olhos. Essa busca pela beleza foi se tornando cada vez maior, o que resultou em tecnologias cada vez mais avançadas para a fabricação dos cosméticos a que temos acesso atualmente.

A Indústria de cosméticos é responsável pela elaboração dos mais variados produtos de beleza, e para isso ela investe bilhões de dólares anualmente. Conheça a
química de alguns desses produtos:

Perfumes
: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico.

Cremes para a pele: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.

Pós faciais
: CaCO3 (carbonato de cálcio) e ZnO (óxido de zinco) são ingredientes do popular pó compacto.

Batons
: possuem na composição: álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, etc.

Xampus
: álcool comum, álcool oleico (age como condicionador) e alginato de sódio (age como espessador) estão entre os ingredientes dos produtos que deixam seus cabelos limpos.

Desodorantes
: o ingrediente AlCl3.6 H2O é
fundamental, além de álcool e perfume.



Química e os cabelos

Como as tinturas agem sobre os fios?

A partir de agora você vai saber o que realmente ocorre nos salões de beleza quando o assunto é tratamento de cabelos. Aprenda sobre a química presente nos produtos utilizados pelos profissionais e entenda por que o resultado normalmente agrada a todas as clientes.

Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A
química neste caso está presente no xampu, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom xampu precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios. Se informe melhor em: O pH ideal dos xampus.

Para as mais vaidosas, o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acizentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem.

Neste contexto podemos ainda abordar o processo de retirada de pelos, conheça os componentes responsáveis pela depilação.

Os produtos depilatórios utilizam da química para promover a retirada de cabelos, neles estão presentes os compostos sulfeto de cálcio, sulfeto de sódio ou tioglicolato de sódio (decompõe o pelo). A adição da base hidróxido de cálcio eleva o pH e garante a eficiência do depilatório.


GOSTARIA DE PEDIR AS PESSOAS QUE FILMARAM OU TIRARAM FOTOS DO EVENTO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO OU MANDE OS VIDEOS E/OU FOTOS PARA cezariojr@hotmail.com, PARA QUE EU POSSA COLOCAR NO BLOG.

GRATO;

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fenômenos Físicos e Químicos, e Papilas Gustativas

Qual a diferença entre fenômenos químicos e físicos?


Titulação: reação que identifica um fenômeno químico.

Define-se fenômeno toda alteração que ocorre na matéria, como exemplo temos: solidificação da água, alimentos em degradação, papel em combustão, etc. Mas qual seria a diferença entre fenômeno físico e químico?

Um fenômeno físico não altera a composição da matéria, ou seja, aconteça o que for a matéria será a mesma.

As mudanças de estado físico são ótimas demonstrações. Quando um sólido passa para o estado líquido: um cubo de gelo derretendo, ele modifica sua forma e aparência, portanto dizemos que sua estrutura
física passou por alterações. Mas sua composição vai deixar de ser água (H2O)? Não, sua estrutura química será a mesma.

Já nos fenômenos químicos, a alteração ocorre na natureza da matéria.

As modificações nesse caso, também se estendem à forma física da matéria. Podemos perceber as alterações visualmente, elas são indicadas por diversas mudanças, veja algumas:

Surgem chamas: nesse caso se trata de reações de combustão, um exemplo é a queima da madeira. O fogo deixa o objeto queimado com modificações em sua estrutura física (diminui o tamanho, em razão da perda de massa) e química (aparecimento do carvão).

Mudança na cor: o contato de soluções básicas com soluções ácidas é identificado por indicadores ácido-base. Essa afirmação pode ser comprovada através de reações de titulação, onde soluções básicas são adicionadas em soluções ácidas para se verificar o pH. A mudança na coloração da solução ácida ocorre em razão da presença do indicador ácido-base fenolftaleína.

Química das papilas gustativas


Por que sentimos o sabor dos alimentos?

Como funciona o paladar? Por que somos capazes de diferenciar o salgado do amargo, o ácido do doce? As papilas gustativas de nossa língua têm a resposta, elas foram intituladas de quimiorreceptoras, ou seja, as responsáveis por detectar a presença de substâncias químicas em nossa boca.

As papilas gustativas estão presentes em todo o comprimento da língua, desde a ponta até a parte mais interna, veja abaixo como elas se distribuem:

A ilustração demonstra quais regiões da língua são responsáveis pela percepção dos diferentes sabores. Esse órgão muscular tem cerca de 10 centímetros de comprimento e se não fosse por ele, não poderíamos sentir o sabor dos alimentos e classificá-los. Por exemplo, se você ingere uma fruta cítrica, a região localizada na extremidade da língua permite sentir o sabor azedo característico.

Aquela vontade de saborear determinados alimentos tem explicação científica. A língua possui também as chamadas moléculas saporíferas (do latim sapere = provar). Essas estimulam nosso apetite, nos fazendo ficar literalmente com água na boca diante de guloseimas como doces, tortas, bombons, etc.

E não podemos nos esquecer do olfato, que também possui um papel importante neste contexto. O que conhecemos como sabor, nada mais é do que uma combinação de odores e gostos percebidos pelo sentido gustativo e olfativo, ambos ativados pelos seus quimiorreceptores. Prova disso é quando estamos gripados e não conseguimos sentir o sabor dos alimentos, tudo porque nosso nariz fica congestionado.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Galinho do tempo previsão por meio do Equilíbrio Químico e Você sabe a composição da lua?

Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico

Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.

Você já viu aqueles enfeites populares que mudam de cor de acordo com o clima? O que será que causa esse efeito, proporcionando que se saiba a magnitude da umidade do ar?
Bem, para entender essa questão, precisamos saber do que se trata um equilíbrio químico e o deslocamento desse equilíbrio.
Resumidamente:
“Equilíbrio químico é quando uma reação reversível tem a sua taxa de desenvolvimento direto (consumo dos reagentes e formação dos produtos) igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa (volta a formar os reagentes)”.
O deslocamento do equilíbrio químico, ou seja, a tendência para que a taxa de desenvolvimento de um dos lados aumente mais do que a outra, pode ser conseguida causando uma espécie de perturbação no sistema em equilíbrio. Por exemplo, variando a concentração dos participantes da reação, o deslocamento da reação será no sentido da produção das substâncias que estão em menor concentração no sistema.
É possível visualizar isto com o sal cloreto de cobalto; pois ele muda de cor de acordo com a umidade do ar. Ele obedece à seguinte reação em equilíbrio químico:
CoCl2 + 6H2O CoCl2.6H2O
Azul                              Rosa

Respectivamente, cloreto de cobalto (azul) e cloreto de cobalto hidratado (rosa).

Quando há muito vapor no ar, significa para o sistema que aumentou a concentração de um dos reagentes, que é a água. Assim, o equilíbrio será deslocado para a direita, produzindo CoCl2.6H2O, fazendo com que o sal fique rosa.
Já se o tempo estiver muito seco, ele perderá água e voltará ao seu estado original, ficando azul novamente, porque o equilíbrio será deslocado para a esquerda.
Desse modo, os enfeites populares citados no início (normalmente um galo, como o da figura) são fabricados considerando esse princípio. Se o tempo estiver úmido, ele ficará cor de rosa e indica que provavelmente irá chover. No entanto, se ele estiver azul, significa então que não vai chover, pois o tempo está muito seco.


Qual a composição da Lua?


A Lua compõe-se de quê?

Uma bela noite pede a presença de um astro maior para enfeitar o céu. Ao lado de estrelas, a lua se destaca por seu tamanho e luminosidade. Diante de tanta beleza, surge a pergunta: do que é feita a Lua? Várias suposições já surgiram sobre esse assunto, como por exemplo, que a Lua é produto da condensação de uma porção grandiosa de gases que foram capturados pela força gravitacional da Terra.

Em se tratando da composição da Lua, esta já foi comprovada por meio de amostras retiradas do espaço na década de 60. A análise de tais amostras revelou a presença de basalto (componente de rochas), o que evidencia se tratar de uma rocha vulcânica como as encontradas aqui na Terra.

O basalto surgiu em nosso planeta a partir da erupção de vulcões que lançaram rochas derretidas para o ar e mar. O basalto, por sua vez, é composto pelos elementos: ferro, alumínio, magnésio e silício, sendo este último encontrado em maiores quantidades.

Assim como a Terra, a Lua se subdivide em três partes: crosta, manto e núcleo, embora com apenas uma diferença – na Lua, em virtude de um maior resfriamento, a crosta é bem dura.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.