quarta-feira, 20 de junho de 2012

Convivendo com monóxido de carbono


O monóxido de carbono (fórmula química CO) é um gás incolor, inodoro e altamente tóxico. Querendo ou não, você está exposto a ele, aliás, todos nós estamos. A própria atmosfera contém quantidades mínimas de CO, a quantidade aumenta nos grandes centros urbanos.

O CO é emitido por veículos em movimento, sendo um dos principais poluentes em cidades e metrópoles. Estima-se que a porcentagem de gás emitida por um único carro chegue a 4%.

A capacidade tóxica do monóxido de carbono advém da propriedade que ele tem de agir sobre a hemoglobina presente nas células vermelhas do sangue e torná-las inúteis no desempenho de sua função essencial: transportar oxigênio pelo corpo. O resultado? A falta de oxigênio em nosso corpo acarreta em morte.

O CO presente no ar que respiramos pode se ligar a mais de 5 % da hemoglobina em nossas células vermelhas do sangue, mas essa pequena quantidade de monóxido de carbono no sangue é natural.

O pior acidente envolvendo o gás monóxido de carbono ocorreu em março de 1944, em Balvano, Itália. Passageiros viajavam num trem quando o mesmo enguiçou dentro de um túnel, 521 pessoas morreram.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR