segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Algumas perguntas interessantes I

Peixe também pega uma corzinha
Não é só você que se bronzeia quando vai à praia. Para a surpresa dos biólogos Christopher e Gwen Lowe, da universidade do Havaí, o tubarão-martelo também. Esta é a primeira vez que se vê esse fenômeno em animais marinhos. Os dois pesquisadores transferiram filhotes desse peixe, natural dos mares tropicais, para um aquário raso, na Universidade do Havaí. Depois de duas semanas repararam que os cações, que tinham saído clarinhos do fundo do mar, ficaram marrons, quase negros. A explicação é aparentemente simples: no tanque, com apenas 1 metro de água, os filhotinhos passaram a receber 600 vezes mais raios ultravioleta do que no fundo da Baía Kaneohe, 15 metros abaixo da superfície, de onde vieram. Que a radiação solar ativa as células da melanina, que dão cor à pele, é coisa sabida. "Agora queremos descobrir a intensidade da radiação necessária para a produção dessa substância, que funciona como um escudo protetor do DNA, no núcleo das células", disse Christopher Lowe à SUPER.

Se correr o bicho pega, se ficar ele não come?
É verdade que os ursos e leões não atacam quem se finge de morto? ! Mais ou menos. No caso do urso, você pode ter mais sorte do que com um leão. Os zoólogos observaram que o urso não se interessa muito por cadáveres ou qualquer ser imóvel. "Aparentemente, ele é atraído, sim, pelos odores exalados junto com a expiração", diz o veterinário Faiçal Simon, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Se encontrar um sujeito no chão, totalmente imóvel, é provável que ele dê uma cheirada e vá embora. Difícil é conseguir ficar sem respirar ou se mover quando um urso cheira você! Com o leão o dilema é bem pior. Se encontrar alguém deitado, ele pode dar umas patadas para investigar ou para brincar, como é costume da maioria dos felinos. Só que cada patada pode arrancar um pedaço. Correr também não é uma boa, porque a tendência é ele perseguir o fugitivo, que certamente é mais lento. Tudo dependerá, também, da fome do rei. Se estiver empanturrado e não se sentir ameaçado, tudo bem, não oferecerá grande perigo. "É comum ver leões caminhando entre as zebras, uma vítima natural, sem atacá-las", lembra Simon.

Com gás hilariante todos riem à toa? Como age o gás hilariante?
O gás hilariante, descoberto em 1722, é formado por oxigênio e nitrogênio. Durante muito tempo foi aproveitado como um tipo de droga leve, que provoca uma sensação parecida com a embriaguez. Nos Estados Unidos, o pessoal pagava 25 centavos para experimentar suas delícias. Só nos meados do século XIX, o dentista americano Horace Wells descobriu que ele eliminava a sensação de dor e servia como anestésico. fgfComo age? Ele afeta uma membrana do revestimento dos neurônios que é envolvida por íons de sódio e potássio. Eles mudam de lugar para deixar o impulso nervoso passar. Sob a ação do gás, esses íons não conseguem transpor a membrana e o impulso fica bloqueado. Os primeiros neurônios a serem afetados são os que controlam o comportamento. Por isso o paciente fica rindo à toa, como se estivesse embriagado.
ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: