terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aplicação da criometria. Ácido no Musculo

COMO FAZER A ÁGUA NÃO CONGELAR

Nos países onde o clima é muito frio, é comum adicionar aditivos especias nos radiadores dos automóveis para evitar o congelamento da água. Utilizando um dos conhecimentos de propriedades coligativas, a crioscopia, é custume adicionar etilenoglicol na água do radiador. Isso faz com que diminua a temperatura de congelamento e causa o aumento da temperatura de ebulição. Neste caso, o interesse é que a água não congele.
ÁCIDO NO MUSCULO

Durante um exercício muscular intenso, o ritmo respiratório aumenta, mas mesmo assim a quantidade de oxigênio que inspiramos não é suficiente para, oxidando a glicose, fornecer a energia necessária para manter a atividade por muito tempo. Porém, os músculos tem um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo sem a presença do oxigênio: a glicose decompõe-se produzindo ácido lático e liberando energia, que é utilizada pelos músculos para contraírem-se.

 
Quanto mais intensa e prolongada a atividade muscular, mais ácido lático se acumulará no músculo. Para este processo há um limite. A quantidade de ácido lático nos músculo em repouso é de 0,02%. Em um exercício violento chega a 0,25%. Acima desta quatidade o músculo se fatiga e fica impossibilitado de continuar a se contrair. A fadiga muscular é o acúmulo de ácido lático nos músculos.
ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: