quarta-feira, 17 de outubro de 2018

E aí vamos falar um pouquinho sobre o Lixo?

Resultado de imagem para fotos lixo



O lixo no Brasil:
– O País produz 241.614 toneladas de lixo por dia
– O volume de lixo doméstico no País duplicou nos últimos 15 anos, em virtude do aumento do poder aquisitivo e do perfil de consumo dos brasileiros
– Aumentou a quantidade de lixo “ruim”, aquele que não se decompõe. Cada brasileiro joga fora quatro vezes mais pneus, pilhas e aparelhos eletrônicos que em 1965
Onde é depositado este lixo?
– 76% do lixo brasileiro são depositados a céu aberto (nos lixões)
– 13% são depositado em aterros controlados
– 10% em aterros sanitários
– 0,9% são compostados (transformados em adubo) em usinas
– 0,1% é incinerado
Qual a diferença entre o lixão e os aterros?
– O lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O lixão a céu aberto causa problemas como a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas e ratos), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas, através do chorume ,  comprometendo os recursos hídricos.
– Os aterros podem ser controlados ou sanitários. O aterro controlado é uma forma de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à sua segurança. É uma forma de minimizar os impactos ambientais. Esse método utiliza princípios da engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte diariamente. Esta forma de disposição produz uma poluição localizada no entorno da área. O ideal mesmo é o aterro sanitário, que, além de todos estes cuidados, faz a impermeabilização de base, possui sistemas de tratamento de chorume e de dispersão dos gases gerados.
O que é chorume ?
É o líquido escuro, turvo e malcheiroso proveniente do armazenamento e tratamento do lixo. Também conhecido como líquido percolado ou lixiviado. O teor de umidade, que expressa a quantidade de água contida na massa de resíduo, é a principal causa da formação deste líquido. Essa água tenderá a solulibilizar substâncias presentes nos resíduos sólidos, principalmente aqueles de composição orgânica, dando origem a uma mistura líquida complexa com composição química bastante variável.
Composição média do lixo domiciliar no Brasil:
– Em média, cada indivíduo produz entre 800 e 1000 gramas de lixo por dia
– 65% destes lixo é matéria orgânica
– 25% é papel
– 5 a 15% é plástico
– 4% é metal
– 3% é vidro
Doenças relacionadas ao lixo:
O lixo pode ser a causa de doenças como as diarréias infecciosas, amebíase e parasitoses. O lixo serve ainda como abrigo e fonte de alimento para insetos, roedores, entre outros vetores de doenças, como as baratas, aranhas e escorpiões. Moscas, mosquitos e baratas transmitem doenças como a filariose, tularemia, dengue e febre amarela. Os ratos transmitem a leptospirose e a peste, entre outras.
O que é tratamento do lixo ?
É o processo que pode ser aplicado ao resíduo sólido com a finalidade de atender às exigências sanitárias, econômicas, sociais e outras. Destacam-se os processos de incineração, trituração, compostagem e reciclagem.
O que é compostagem ?
É o nome que se dá ao processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Esse processo tem como resultado final um produto – o composto orgânico – que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.
Quais são as vantagens da compostagem ?
As vantagens são :
– Redução do lixo destinado ao aterro, com a conseqüente economia com os custos de aterro e aumento de sua vida útil;
– Aproveitamento agrícola da matéria orgânica;
– Reciclagem de nutrientes para o solo;
– Processo ambientalmente seguro;

Abrácidos Exotérmicos;

Prof. Cezário Júnior

Nenhum comentário: