terça-feira, 20 de novembro de 2018

Todo composto possui pH mesmo que não possua H ou OH?


Resultado de imagem para fotos pH e pOH



Para compreender um pouquinho sobre pH nós temos que entender como as
substâncias interagem entre si em solução aquosa. Nós temos aqui representado uma molécula de água e HCl. A molécula de de água (H2O) possui uma
estrutura angular e também é uma molécula polar, afinal de contas o átomo de oxigênio é mais eletronegativo do que o átomo de hidrogênio. Deste modo têm-se uma carga parcial negativa sobre o átomo de oxigênio e uma carga parcial positiva sobre o átomo de hidrogênio. A mesma coisa acontece com a molécula de HCl afinal de contas o átomo de cloro é mais a eletronegativo do que o átomo de hidrogênio.
Quando moléculas polares interagem entre si pode haver rompimento de uma ligação covalente e transferência de hidrogênio para outra a molécula. Nesse caso, forma-se uma molécula de íon hidroxônio e um íon cloreto Cl- que ficará em solução. O mesmo que acontece entre uma molécula de água e uma molécula de HCl vai acontecer entre duas moléculas de água ou seja: duas estruturas polares que são capazes de interagir entre si resultando na transferência de um hidrogênio para outra molécula e rompimento de uma ligação química íons hidroxônio novamente e um íon hidróxido H3O+. Todas essas espécies estão todas dentro de um mesmo compartimento. Dependendo da quantidade de íons H+) esta solução estará ácida (concentração de íons H+ maior do que a concentração de íons OH-). Se houver uma concentração de íons OH- maior do que a concentração de íons H+) a solução estará alcalina.
Há uma medida para quantificar o quanto ácido ou o quanto alcalino está uma soluação: o pH (potencial hidrogeniônico).

Abrácidos Exotérmicos;

Prof. Cezário Júnior.

Nenhum comentário: