sábado, 25 de junho de 2011

CURIOSIDADES IX

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UM EXTINTOR??


TEORIA
Percebe-se que em vários locais, como, por exemplo nas escolas, hospitais e outras instituições existem extintores de incêndio. Mas como será que funcionam? Como podem nos ajudar a apagar focos de incêndio?
Para se explicar o funcionamento de um extintor, primeiro é necessário saber como o fogo se forma. E com posse desses conhecimentos é possível aplicar jatos de substâncias expelidas pelo extintor sobre a chama de forma eficiente. Para que exista fogo (combustão), são necessárias três coisas: (1) combustível, (2) oxigênio e (3) calor (na verdade, alta temperatura). Se um desses fatores for retirado, o fogo se apaga. Uma solução aquosa de bicarbonato de sódio ocupa quase todo o volume do recipiente ( figura 02). Numa pequena garrafa de vidro encontra-se armazenada uma solução de ácido sulfúrico.



Quando queremos usar o extintor, nós o viramos de cabeça para baixo, e essa operação libera uma haste metálica que quebra a garrafinha que contém ácido sulfúrico. A reação química do ácido sulfúrico com o bicarbonato de sódio libera dióxido de carbono, que expulsa a água com violência. Existem outros tipos de extintores, como o de pó químico seco, de gás carbônico, extintor de água pressurizada com funcionam diferente, mas esse é um dos mais comuns. Para que exista fogo (combustão), são necessárias três coisas: (1) combustível, (2) oxigênio e (3) calor



Se um desses fatores for retirado, o fogo se apaga. A água, portanto, elimina um desses fatores. A ignição, que é o calor; energia de ativação necessária para ocorrer a combustão. Então o gás carbônico atua retirando calor da reação em maior grau. Dependendo da superfície exposta do material em combustão pode ocorrer extinção por deslocamento também, em menor grau. Então, extintores de incêndio são feitos de: água, espuma e pó químico! Cada um pra um determinado tipo de combustível. Eles vêm marcados com as letras "A", "B" e "C". E, a função tanto da água, quanto da espuma e do pó é a de cortar o suprimento de ar que permite ao fogo continuar queimando.


ONDE JOGAR O ÓLEO DAS FRITURAS FEITAS EM CASA??



Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos óleo na pia ou por outro ralo, certo?

Este é um dos maiores erros que podemos cometer.

Porque fazemos isto? Perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar o óleo utilizado numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).
Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados, quando há um programa de reciclagem. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, exigindo o uso de milhares de reais a mais para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos).

De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara(RJ), rio Paraíba(PB), rio Tietê (SP), entre outros, se não fizermos a nossa parte.

Fonte: Mensagem recebida via online e texto de WAGNER ALKMIM. Geografia e Meio Ambiente. Gestão de Recursos Hídricos

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: