sábado, 18 de junho de 2011

CURIOSIDADES VI

É POSSÍVEL VER O ÁTOMO?

Os átomos são tão pequenos que não podemos vê-los a olho nu. Para dar uma noção de alguns tamanhos, aqui estão diâmetros aproximados de vários átomos e partículas:
•átomo = 1 x 10
-10 metros
•núcleo = de 1 x 10
-15 a 1 x 10-14 metros

•nêutron ou próton = 1 x 10
-15 metros

•elétron - não se sabe com exatidão, mas acredita-se que seja algo da ordem de 1 x 10
-18 metros

 
É impossível ver um átomo com um microscópio de luz. No entanto, em 1981, foi criado um tipo de microscópio chamado de microscópio eletrônico de tunelamento (STM). O STM consiste no seguinte:
 
•uma ponta muito pequena e afiada que conduz eletricidade (sonda);
•um dispositivo de varredura rápida piezoelétrica no qual é encaixada a ponta;
•componentes eletrônicos que fornecem corrente elétrica à ponta, controlam o dispositivo de varredura e aceitam os sinais do sensor de movimento;
•um computador para controlar o sistema e fazer a análise dos dados (coletar, processar e exibir dados);
 
O STM funciona assim:
 
•uma corrente é fornecida à ponta (sonda) enquanto o dispositivo de varredura (scanner) move a ponta rapidamente pela superfície de uma amostra condutora;
•quando a ponta encontra um átomo, o fluxo de elétrons entre o átomo e a ponta muda;
•o computador registra a mudança na corrente com a posição x, y do átomo;
•o scanner continua a posicionar a ponta sobre cada ponto x, y da superfície de amostra, registrando uma corrente para cada ponto;
•o computador coleta os dados e desenha um mapa da corrente sobre a superfície que corresponde a um mapa das posições atômicas;
O processo é muito parecido com uma velha vitrola, em que a agulha é a ponta e as ranhuras no disco de vinil são os átomos. A ponta do STM se move sobre o contorno atômico da superfície, usando corrente de tunelamento como um detector sensível da posição atômica.



Imagem de STM (7 nm x 7 nm) de uma cadeia em ziguezague simples de átomos de césio (vermelho) sobre uma superfície de arsenieto de gálio (azul). 
O STM e as novas variações desse microscópio nos permitem ver átomos. Além disso, o STM pode ser usado para manipular átomos, como mostramos aqui:



Átomos podem ser posicionados em uma superfície usando um ponta de STM, o que permite criar um padrão personalizado sobre a superfície
 
Os átomos podem ser movidos e moldados para formar vários dispositivos, como motores moleculares (consulte Como funcionará a nanotecnologia para obter mais detalhes).
Resumindo: a ciência no século XX revelou a estrutura do átomo. Os cientistas agora conduzem experimentos para revelar detalhes sobre a estrutura do núcleo e as forças que o mantém unido.  
Fonte:por Craig C. Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil (http://ciencia.hsw.uol.com.br)


PORQUE OS LIVROS ANTIGOS AMARELAM?


Tipicamente 4 a  7% da massa de um papel se deve à água. O sal sulfato de alumínio (Al2(SO4)3, presente na composição de alguns papéis, reage com essa água e deixa o meio ácido. (O sulfato de alumínio é derivado de base fraca e ácido forte.)
Essa acidez favorece o amarelamento de papéis ácidos com o passar do tempo, como podemos ver nessa foto abaixo:




Existem algumas técnicas que são usadas para tratar os livros antigos e reduzir sua acidez, preservando-o por mais tempo.

Texto extraído e adaptado do livro de Tito e Canto "Química na abordagem do cotidiano".


VOCÊ SABE A QUÍMICA DO CHULÉ??





O chulé - ou bromidrose - é uma espécie de pum emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés. Depois de se alimentarem de pedacinhos de pele morta e do suor acumulados no pé, as bactérias eliminam compostos químicos como ácido isovalérico e etanotiol, que causam o fedor característico. O cheirinho dequeijo do chulé não é mera coincidência: bactérias que atacam alguns tipos de queijos também liberam o gás metanotiol. "O ambiente quente, úmido e escuro que envolve os pés de quem usa calçado fechado é ideal para a ação e proliferação de microorganismos nocivos, como fungos e bactérias. E isso vale para a maioria das doenças que se manifestam nos pés", diz a podóloga Lilia Cordeiro, da Associação Brasileira de Podólogos. Portanto, para prevenir o chulé, os melhores meios são: secar bem os pés depois do banho, revezar o uso de tênis e sapatos, calçar meias de algodão, manter o interior dos calçados limpos e andar com os pés ventilados. Além de evitar o chulé esses cuidados podem evitar outras enfermidades nojentas.

►Ácido valérico ou ácido valeriânico é um composto químico, ácido orgânico, monocarboxílico, saturado de fórmula C4H9COOH (fórmula molecular: C5H10O2), massa molecular 102 u, pertencente a série de ácidos graxos o qual existe em quatro formas isoméricas, uma das quais contém um átomo de carbono assimétrico, e consequentemente ocorre em duas variedades opticamente ativas e uma opticamente inativa. O ácido valérico normal ou ácido propilacético, CH3-CH2-CH2-CH2-COOH, de fórmula estrutural conforme figura ao lado.



►O etanotiol (CH3CH2SH) é um composto químico de odor muito desagradável. Na prática o etanotiol é usado para detectar vazamentos de gases inodoros sendo, inclusive, adicionado em pequenas quantidades ao gás natural, que é de fato um gás inodoro.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: