domingo, 5 de junho de 2011

PORQUE OS ORBITAIS SÃO S, P, D e F


A ORIGEM DAS LETRAS S, P, D e F PARA OS ORBITAIS


Depois de muito pesquisar em artigos publicados ainda no longínquo século XIX, pude perceber de onde se originam as letras usadas modernamente para indicar os orbitas atômicos.
 
s → veio de "sacação": realmente a idéia de orbital começou com um chute brutal, uma idéia meio maluca de probabilidade de encontrar o elétron. Vejam só que besteira! É a mesma coisa de dizer que você não sabe onde se encontra. No planeta Terra, é claro. Exceto os químicos que estão trabalhando nas luas de Júpiter, mas isso é outro assunto.
 
p → veio de "porra, como não pensei nisso antes": refere-se ao fato de que um orbital pode ser torto, e não apenas esférico. O orbital pode se assemelhar a um halteres (nunca vi halteres daquele tipo, mas tudo bem!). Aprendi que se o livro diz que aquilo é um halteres, então é!
 
d → veio de "danou-se": novos orbitais foram descobertos e a coisa começou a ficar mais complicada. Formatos estranhos de orbitais e hibridizações mais malucas. Uma verdadeira zona!
 
f → veio de "fogueira" (você pensou que veio de foda-se, né?): completamente emputecidos com os rumos que os orbitais e seus elétrons estavam tomando, diversos químicos tomados por um ódio maotsetungiano resolveram queimar os livros que tentavam explicar os elétrons sob um prisma (achei bonito isso) determinístico.
 
Depois disso tudo, cansados de tanta confusão, resolveram seguir o alfabeto e aceitar g, h, i etc para os próximos orbitais a serem descritos.

Texto retirado da revista brasileira de picaretologia química!

BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: