segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Spaghetti Carbônico!!!

Carbono líquido
( ou Spaghetti carbônico...)


O que acontece se você derreter diamante?

Ninguém sabe, pois ninguém ainda foi capaz de fazê-lo. Embora o carbono tenha o status de ser o "elemento da vida", seu estado líquido ainda é um mistério. Agora, cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory predizem que o carbono tem dois, e não apenas um, estados líquidos.
Isto não deveria ser uma surpresa, tendo em vista que, no estado sólido, o carbono também tem duas formas: diamante e grafite. A diferença fundamental entre os dois estados sólidos é a maneira como os átomos de carbonos estão ligados entre si. No estado líquido, segundo os cientistas, isto também acontece.

O problema em se observar o estado líquido do carbono é que este elemento funde somente a temperaturas extremamente altas, em torno de 4.500 graus celsius!

Motohiro Togaya da Osaka University, no Japão, fez experimentos, em 1997, descarregando quantidades enormes de energia elétrica sobre bastões de grafite, atingindo temperaturas muito elevadas. Por apenas uma pequena fração de tempo, o carbono estava no estado líquido, e Togaya foi capaz de medir algumas propriedades como condutividade elétrica, viscosidade, entre outras. Ele percebeu que estes parâmetros mudavam abruptamente se a pressão era muito alta. Seus resultados sugeriam duas diferentes formas de organização no estado líquido do carbono.

No exemplar de 7 de junho/99 do jornal Physical Review Letters, James Glosli e Francis Ree publicaram um artigo contendo simulações computacionais do estado líquido do carbono, predizendo dois tipos de carbono líquido: um muito mais denso do que o outro. O líquido mais denso, existente em altas pressões e temperaturas, é como um diamante derretido - a maioria dos átomos ainda contém 4 vizinhos e organiza-se regularmente. A forma menos densa, entretanto, não tem nada similar ao grafite - os átomos ficam ligados sobre a forma de cadeias, como se fosse um grande spaghetti carbônico.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: