quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um pouco sobre Robert Bunsen ; As Luzes e Cores

ROBERT WILHELM BUNSEN

<><>
<><>


Após ter escapado duas vezes da morte em acidentes no laboratório, e já parcialmente cego, Robert Bunsen, um dos pioneiros da espectroscopia química, morreu, há exatamente 100 anos. Para o mundo, ele deixou todo o legado de seu trabalho, muito mais do que o bico de bunsen.
A invenção do bico de bunsen abriu o campo da espectroscopia química. Pela primeira vez era possível se observar, sem interferência da fonte, as linhas de emissão espectral dos elementos, tais como o Rubídio e o Césio, que foram descobertos por Bunsen; "I'm calling the new metal "caesium" on account of the splendid blue line in its spectrum", dizia em uma carta para Kirchhoff.
Suas contribuições não param por aí: ele foi o inventor do primeiro antídoto contra o arsênio; ajudou Frankland a desenvolver o conceito de valência; forneceu os primeiros suportes experimentais para a teoria de radicais em compostos orgânicos; inventou toda uma metodologia para análise de gases; criou vários instrumentos (ele era um excelente vidraceiro) para laboratório; estudou o efeito da luz em certas reações orgânicas; e, finalmente, desenvoulveu um aparelho para produzir o máximo de luz possível de uma reação de combustão. Um aparelho que faz uma mistura controlada entre o ar e o gás, produzindo uma chama forte, quente, limpa e uniforme: este aparelho ficou conhecido como "bico de bunsen".
_________________________

Luzes & Cores
Faltam poucos dias para que, em todos os cantos do mundo, milhares de pessoas façam suas festas de fogos, luzes e cores. Como produzir estrelas luminosas com fogos?
Embora esta arte venha da China antiga, a maioria dos efeitos especiais vistos numa típica noite de fogos são invenções deste século. Antes do século 19 somente as cores amarelo e laranja eram produzidas; os compostos clorados, entretanto, adicionaram vermelhos e verdes ao repertório pirotécnico.
Todos os compostos, quando aquecidos, emitem luz radiante. Lembre o que acontece ao colocar um garfo metálico na chama do fogão; ele, aquecido, emite luz vermelha. Abaixo segue uma tabela dos compostos mais utilizados em fogos de artifício, e suas bandas de emissão de luz:

cor

emissor

comprimento de onda

amarelo

NaCl

589 nm

Verde

BaCl

a: 511-515 nm
b: 524-528 nm
d: 530-533 nm

Azul

CuCl

a:403-456 nm
b:460 nm
c:530 nm

vermelho

SrCl

a: 617-623 nm
b: 627-635 nm
c: 640-646 nm

vermelho

SrOH

600-613 nm

laranja

CaCl

a:591-599 nm
b:603-608nm
As cores que vemos nos fogos de artifício vem de sua composição, que inclui os sais emissores (tal como os da tabela ao lado) e ainda o material combustível, necessário para o aquecimento dos sais. Uma estrela vermelha, tal como a da figura acima, pode ser feita com perclorato de potássio ( 67% em massa), SrCl (13,5%), cerragem de pinus (combustível) e farelo de arroz (ligante). Se você fizer esta mistura e acender, verá uma forte cor vermelha. Em um foguete de verdade, é necessário, também, a presença de explosivos, que fazem o efeito visto acima.
2º ANO "A E B" AMANHÃ E SEXTA TRAGAM OS MATERIAIS PEDIDOS PARA A AULA NO LABORATÓRIO.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR. 



Nenhum comentário: