domingo, 3 de julho de 2011

APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A DENSIDADE

DENSIDADE... CONSTRUÇÃO DE UM DENSÍMETRO





A densidade é definida como o quociente entre a massa de um corpo e o volume do mesmo.
Para mensurar a densidade utilizamos um aparelho denominado densímetro. O densimetro é composto por um tubo e o bulbo, ao tubo está associada uma escala calibrada permitindo a leitura da densidade.
Nos postos são instalados os densímetros nas bombas de combustíveis especificamente as de álcool hidratado (solução de álcool com até 5% de água) com objetivo de o consumidor constatar a qualidade do mesmo.
Neste experimento comparamos as densidades da água, do álcool, do óleo e da solução água e sal.

A densidade é uma propriedade específica e nos permite diferenciar uma substância pura de uma mistura, é importante que tenhamos conhecimento sobre essa propriedade que nos ajuda a prevenir de sermos enganados no ato do abastecimento de combustível do nosso veículo. Portanto, fique de olho no densímetro que fica ao lado da bomba e não leve gato por lebre.

Nessa aula os alunos construíram um densímetro utilizando massa de modelar e canudinho, o que permitiu que colocassemos diversas substâncias em ordem crescente de suas densidades. Aproveitamos também para realizarmos vários experimentos e discutirmos sobre a flutuabilidade de diversos objetos imersos em soluções diferentes segue algumas fotos, o que tornou a aula bastante atraente e proveitosa por parte dos alunos.


FOTOS DOS ALUNOS DO EJAEM REALIZANDO O EXPERIMENTO NO LABORATÓRIO DA ESCOLA








BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: