sábado, 30 de julho de 2011

EUTROFIZAÇÃO UM SÉRIO PROBLEMA AMBIENTAL

Aí galera a postagem de hoje vamos falar sobre a eutrofização que é um grave problema ambiental e que vem destruindo cada vez mais os nossos mananciais hídricos. Boa leitura a todos...

ENTENDENDO MAIS SOBRE A EUTROFIZAÇÃO





O fenômeno da eutrofização esta cada vez mais presente no nosso cotidiano, pois com a evolução industrial, agrícola e o aumento populacional incontrolável em certas regiões, acaba ocorrendo a interferência nos níveis de poluentes de forma direta ou indiretamente, aumentando assim a concentração de nutrientes nos reservatórios.
A eutrofização nada mais é que o aumento da concentração de nutrientes, sendo os mais importantes o nitrogênio (N) e o fósforo (P). Estes níveis são medidos através de análises físico-química que mostram os resultados encontrados em corpos d’ água. Esses resultados são comparados aos padrões esperados segundo a legislação, nesta comparação é possível analisar o nível de contaminação em que o corpo receptor se encontra.
Um reservatório de água pode sofrer a contaminação de nutrientes por várias vias dentre elas estão principalmente as seguintes:
·                            Agricultura – têm uma grande parcela na contribuição de nutrientes em corpos d’ água, pois os fertilizantes são ricos em N e P, quando são aplicados nas plantações estes componentes tem uma porcentagem da quantidade aplicada que chega ou por ar ou por lixiviação ate o corpo receptor. Principalmente quando a chuva cai nesta região e arrasta pelo solo os nutrientes até onde eles entram em contato com o reservatório;
·                            Industrialização – é grande a contribuição que uma indústria pode dar em relação a eutrofização de um manancial ou rio, pois quando esta não trata de forma correta o seu efluente e este é despejado diretamente no corpo d’ água, dependendo da composição do efluente pode causar um dano muito grande, pois se os níveis de nutrientes forem elevados com o longo do tempo somado a outros fatores pode causar sérios estragos. È muito comum em indústrias da região sul do Brasil a produção de arroz parborizado, sendo estes efluentes ricos em nutrientes , por isso a importância destes estarem dentro das normal de lançamento final;
·                            Aglomerados urbanos – este é o mais comum de ser encontrado, pois ao longo do corpo d’ água é normal à vizinhança de vilas e bairros, e estes ao despejarem seu esgoto diretamente neste corpo contribuem e muito para que ocorra a eutrofização do mesmo, pois o esgoto doméstico é extremamente rico em nutrientes, principalmente N e P. Daí a importância no investimento da cidade no tratamento de esgotos.
A eutrofização é causada pelos elementos já citados acima, que contribuem juntamente com a alta temperatura dos meses de verão para o florescimentos de algas e plantas aquática tanto enraizadas quanto superficiais. Isto causa a diminuição de luz solar neste corpo causando assim uma diminuição no processo biológico deste, sendo neste o ponto em que as bactérias anaeróbias tomam conta do corpo, assim sendo, começa a haver a oxidação dos elementos e a liberação de compostos que causam o mau cheiro e acabam atraindo moscas e mosquitos, todo tipo de vida aquática acaba morrendo por falta de oxigênio e este corpo pode ser considerado morto.
Daí a importância da preservação de nossos rios, mananciais e reservatórios de água, para que não chegue ao ponto de este local virar improdutivo para o homem e os outros tipos de vida que nele habitavam.
BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: