quinta-feira, 21 de julho de 2011

VOCÊ SABE O QUE É MOL???

Aí galera hoje vamos tratar sobre a quantidade de matéria cuja unidade é o mol, e por falar nisso você sabe o que é mol? não? então não deixe de ler. Boa leitura a todos...


O QUE É O MOL?

Mol é uma unidade de agregação, assim como a dúzia, a dezena, a milhar...
Assim como:
·                            1 dezena ................................................. 10
·                            1 centena ............................................... 100
·                            1 milhar ................................................... 1000
·                            1 dúzia .....................................................12
·                               1 mol ........................................................................... 6,02.10E23


O QUE É 6,02.10E23?
Este número corresponde a 602 sextilhões.
POR QUE UM NÚMERO TÃO GRANDE?
Em Química, usa-se este valor, porque átomos e moléculas são tão pequenos que chegam a ponto de serem invísiveis a nossos olhos. É necessário um número muito grande para que a quantidade de átomos e/ou moléculas seja significativa.
ONDE ESTE VALOR É USADO?
Na contagem de átomos e moléculas. É impossível colocá-los em uma balança e pesá-los. Sendo assim, conhecendo a massa molecular de uma substância é possível saber a quantidade em mols que ela possui. Analogamente falando, se as laranjas tivessem todas o mesmo tamanho, seria possível saber a quantidade de laranjas presente em determinada massa.
EXEMPLOS
Se 1 dúzia de laranjas tem massa = 1,5 kg, pela lógica, 2 dúzias de laranjas terão massa = 3,0 kg.
Em outras palavras, se 12 laranjas tem massa = 1,5 kg, 24 laranjas terão massa = 3,0 kg.
Obs: Sabe-se que na prática isso não acontece, porque as laranjas variam em massa e diâmetro.
Esse mesmo raciocínio é usado na Química. Se 1 mol de moléculas de água tem massa = 18 g, 2 mols de moléculas de água terão 36 g, e assim sucessivamente.
Se 602 sextilhões de moléculas de água tem massa = 18 g, então 1.204 sextilhões (12,04.10E23) de moléculas de água terão massa = 36 g.
Ou seja, é como se contando a quantidade de laranjas ou átomos e/ou moléculas, torna-se possível definir a massa, e, conhecendo a massa, torna-se possível definir a quantidade.
ONDE ISSO É USADO?
As indústrias farmacêutica, de fertilizantes, alimentícia, química, entre outras, são exemplos de locais que utilizam a quantidade de átomos/moléculas das substâncias a serem utilizadas na fabricação de seus produtos. Conhecendo esses valores, é possível definir a ação dos produtos fabricados em organismos e os benefícios esperados.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: