segunda-feira, 25 de julho de 2011

RÁPIDA ABORDAGEM SOBRE AS REAÇÕES QUÍMICAS E LIGAÇÕES QUÍMICAS.

Aí galera vamos hoje tratar um pouquinho mais sobre os estudos das reações químicas e das ligações químicas, vale a pena revisar... Esses assuntos estarão presentes na nossa químicareta, boa leitura a todos. 



AS REAÇÕES QUÍMICAS E A FORMAÇÃO DE PRODUTOS




A ligação entre átomos e/ou moléculas ocorre através de reações químicas favoráveis à aproximação e/ou afastamento de átomos/moléculas e consequente surgimento de novos produtos.
Gás oxigênio, água, calcário, são produtos naturais formados através de combinações dos átomos e moléculas desses elementos que reagiram entre si. A própria Natureza se encarrega de fornecer as condições necessárias para que esses produtos naturais se formem.
Plásticos, tecidos, cosméticos, vernizes, tintas e outros produtos sintéticos também surgem através das reações químicas. Esses produtos se formam em indústrias, as quais criam ambientes propícios à ocorrência das reações.

Quais são essas condições?
As condições que favorecem as reações químicas são a temperatura e a pressão.
Algumas reações para se processarem, precisam consumir calor. É o caso da produção do gás carbônico onde o carvão é queimado e reage com o oxigênio do ar atmosférico. Outra reação é a produção do óxido de cálcio (cal virgem), onde o calcário deve ser aquecido para a formação desse composto.
Outras reações liberam calor quando se processam. É o caso da formação da água, da formação do gesso (onde a cal virgem é aquecida), entre outras.
Quando uma reação consome calor é denominada Reação Endotérmica. Quando libera calor, Reação Exotérmica.
Todos os átomos e moléculas reagem entre si?
Nem todos. As combinações entre átomos e moléculas nem sempre é possível. Nem todas as reações são possíveis, por maiores que sejam as condições favoráveis. Assim como pode haver grande afinidade entre átomos e moléculas, pode haver grande repulsa também.
Enfim, as reações químicas são nada mais nada menos que ligações entre átomos que deram certo. O resultado dessas reações, são produtos que estão em nosso dia-a-dia.

As Ligações Químicas
Analisando a Tabela Periódica, com exceção dos gases nobres (elementos que pertencem à família 8A ou 0), todos os demais elementos fazem ligações entre si. Estas ligações originam novos produtos.
Formação dos Produtos
As ligações químicas nada mais são do que combinações entre átomos. Essas combinações podem ocorrer espontaneamente, como é o caso de produtos que a Natureza produz: gás oxigênio, gás carbônico, gás ozônio, água, minérios, entre outros, ou provocadas, exemplo, os produtos industrializados: cosméticos, materiais de limpeza, produtos têxteis, flavorizantes (sabores artificiais), medicamentos, vernizes, tintas, polímeros (plásticos), entre outros.
Independente do produto ser natural ou sintético, em ambos os casos, os átomos passam por processos que favorecem as interações entre si. Esses processos criam condições ideais à formação desses produtos: a temperatura e a pressão devem estar de acordo a favorecer a ligação entre os átomos e a consequente formação dos produtos.
A Natureza é uma indústria química perfeita: a alturas elevadas e baixas pressões, os átomos dos gases hidrogênio e oxigênio se combinam e formam a água, quando nesse mesmo instante o calor é produzido. Isso explica o porque sentimos calor antes da chuva. A água armazenada nas nuvens se precipita e chega até nós na forma de chuva. No solo, a pressão é maior e no entanto, não há possibilidade de haver formação de água. O calor do sol evapora a água dos rios, lagos, mares, oceanos e novamente a elevadas alturas, os átomos de hidrogênio e oxigênio se desprendem se desprendem e dão origem aos gases.
As indústrias químicas criam condições ideais às combinações dos átomos. Elas são providas de fornos e refrigeradores que imitam o trabalho da Natureza. Sem esses recursos, não seria possível obter os mais variados produtos que fazem parte de nosso dia-a-dia e que, ouso dizer, em muitos casos facilitam o trabalho de nosso cotidiano.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR

Nenhum comentário: