quarta-feira, 27 de julho de 2011

A HISTÓRIA DOS PERFUMES PARTE II

Aí galera segue a segunda parte sobre a história dos perfumes, boa leitura a todos.




Criação do Perfume
Leva de 6 a 18 meses, e é realizada por pouquíssimos profissionais especializados : atualmente, estima-se que existam cerca de 300 pessoas com esta capacidade. Elas são capazes de reconhecer 2.000 aromas diferentes (uma pessoa comum reconhece apenas 12), após 6 anos de treinamento cotidiano. Um perfume mais sofisticado contém, em média, 300 ingredientes. A essa mistura de diversos odores, em procura da harmonia perfeita, dá-se o nome de bouquet.
Matérias-Primas
I – Vegetais : flores (tuberosa e rosa), caules e folhas (gerânio e hortelã), frutos (anis e coentro), cascas dos frutos (laranja e limão), sementes (aipo e salsa), raízes (íris e vetiver), espinhos e ramos (pinheiro e cipreste), ervas aromáticas (estragão e tomilho), resinas e bálsamos (mirra e incenso), madeiras (sândalo e cedro) e cascas (canela).
II – Animais : constituem ótimos fixadores. As mais usadas são : almíscar ou musc (produzido pelas glândulas sexuais do veado-almiscarado macho do Tibete) , castóreo ou castore (produto oleoso segregado pelos castores da Rússia e do Canadá), âmbar cinzento ou âmbar gris (cálculo renal que o cachalote rejeita naturalmente no litoral) e algália (secreção glandular do gato-de-algália ou gato bravo da Etiópia, retirada por curetagem anal). Gradativamente as essências animais estão sendo substituídas por aromas sintéticos , visando proteger os animais.
Métodos de Extração
·                            Destilação
O vapor de água evaporado sobre as flores carrega-se de essências aromáticas. 10.000 kg de pétalas de rosas podem produzir 1 kg de essência de rosa.
·                            Enfloragem (Enfleurage)
As flores ou pétalas são colocadas sobre placas de vidro cobertas com gordura, que absorve a essência das flores. 1 kg de gordura pode absorver 3 kg de flores.
·                            Solventes
No lugar da gordura, usa-se solventes. 3,5 kg de rosas podem produzir 1 kg de essência de rosa.
Podemos citar ainda a maceração, que é um processo utilizado para as substâncias animais e para certas plantas e flores, que são mergulhadas em óleo quente. Um dos métodos mais recentes é o headspace , usado para flores cuja essência é difícil de captar, como o lírio-do-vale. A flor é coberta por uma redoma de vidro e um gás neutro captura o perfume. As moléculas odoríferas com as quais o gás se carrega são reproduzidas no laboratório.
Classificação dos Perfumes (de acordo com as tendências)
·                            Florais: são em geral perfumes com notas dominantes de flores do campo. São perfumes românticos e delicados.
·                            Aldehydes-florais: associam a um dominante floral, um frescor inicial característico, proveniente de aldeídos.
Verdes: a fragrância inicial lembra uma folhagem colhida. Os perfumes desta família são frescos, jovens, vivificantes.
·                            Chypress: combinação clássica de hesperides (sobretudo bergamota), de flores (jasmim, rosa, ylang-ylang) e de um fundo quente de musgo de carvalho e de âmbar. Estes são perfumes quentes, sensuais e sofisticados.
·                            Orientais: perfumes fortes, com base de âmbar e baunilha.Fazem lembrar o o oriente com seus desertos, oásis, sheiks, odaliscas...
·                            Cítricos (ácidos): contém extratos de cascas de frutas cítricas,como: limão, mandarina, laranja e bergamota. Ideais para criar águas de colônia refrescantes.
·                            Amadeirado(seco) : associado com o odor de madeiras nobres,como cedro, patchouli e sândalo, que dão à fragrância uma forte masculinidade e elegância.
Classificação dos Perfumes (de acordo com a concentração de essências e álcool)
·                            Perfume propriamente dito (extrait ou parfum) :
Produto mais nobre da linha, possui uma concentração de essências em torno de 23 a 35% . Duração na pele: 12 a 20 h.
·                            Perfume água de perfume (eau de parfum ou parfum de toilette):
A base perfumada sofre modificações e permite uma aplicação mais sutil e marcante; apresenta concentração de 15 a 22% de óleos essenciais. Duração na pele: 6 a 8 h.
·                            Perfume colônia (eau de toilette) :
A base perfumada sofre modificações para ressaltar as notas frescas; apresenta concentração de 8 a 14% de óleos essenciais. Duração na pele: 4 a 6 h.
·                            Perfume água de colônia (eau de cologne):
Predominam as notas de cabeça, dando uma sensação de grande frescor. A concentração é de 3 a 7%, tendo duração reduzida . É ideal para após o banho.
·                            Perfume deocolônia :
Difere da colônia e da água de colônia pela adição de um antimicrobiano (desodorante).
O Perfume no Brasil
No início do século XIX o perfume era um privilégio apenas da nobreza, sendo o produto trazido da Europa : na época, acreditava-se que, além de proporcionar odor agradável , trazia benefícios para a saúde. Depois, surgiram as primeiras produções nacionais. Eram usadas, basicamente, substâncias aromáticas encontradas nos vegetais.Hoje, o Brasil é o quinto colocado em vendas de perfumes no mundo.
Particularidades dos Perfumes
·                            Na fabricação de perfumes usa-se o álcool de cereais por ter odor neutro, não interferindo, portanto nas essências escolhidas.
·                            Um ótimo fixador é o ácido benzóico, usado preferencialmente no teor de 1%.Concentrações maiores podem irritar a pele.
·                            Sob o sol é aconselhável o uso de fragrâncias sem álcool , evitando manchas na pele.
·                            Peles oleosas seguram a fragrância por um tempo maior. Já as peles secas devem efetuar reaplicações com mais freqüência.
·                            Deve-se trocar o perfume de acordo com as estações do ano, pois o calor aumenta a intensidade da fragrância. Siga a regra: no verão, use essências leves ( por exemplo, as cítricas) e ,no inverno, as fortes(por exemplo, as orientais).
·                            Em estado de tensão e nervosismo, um aroma de lavanda é capaz de relaxar e induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando se está apático, deprimido, infeliz, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço.
·                            Arqueólogos que abriram o túmulo do faraó Tutankhamon em 1922 encontraram vasos com um óleo perfumado conhecido como Kiphi. Após 3 300 anos, traços do aroma ainda puderam ser detectados.
·                            O profeta e fundador do islamismo, Maomé, acreditava no poder dos perfumes e, segundo dizem, teria afirmado certa vez: "Três coisas são importantes para mim na Terra: mulheres, perfumes e orações." Numa outra ocasião, teria dito: "O perfume é o alimento que nutre meus pensamentos."
·                            O óleo de jasmim natural custa cerca de R$5 000,00 por quilograma. A mesma quantidade da fragrância artificial chega a custar R$5,00.
Publicado por Hamilton Felix de Nobrega


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: