sexta-feira, 8 de julho de 2011

CURIOSIDADES XII

Ai galera segue mais algumas curiosidades...

GASES CONTIDOS NOS REFRIGERANTES


Com a aplicação do CO2 pode-se gaseificar uma bebida, em alguns casos pode ocorrer alteração no sabor.
Nas bebidas fornecidas em barris ou em outros reservatórios é necessário utilizar um gás para impulsionar o líquido do barril até o ponto de tiragem, conforme o tipo de bebida pode-se utilizar o azoto, CO2 ou uma mistura dos dois gases.
Além do efeito propulsor, estes gases inertes impedem a ação nociva do oxigênio do ar.


Fabrica portátil

Nas maquinas de refrigerantes, os ingredientes da bebida ficam armazenados no próprio local de venda, são cilindros de metal armazenam os xaropes de quatro sabores. Um bujão acondiciona o gás (CO2) e água proveniente de fonte filtrada.
A composição começa com a mistura de CO2 e água esses tanques são ligados a um carbonizador, que comprime e dissolve o gás no líquido, originando o ácido carbônico semelhante á água gaseificada. Por um tubo, o líquido segue até uma serpentina, que resfria a bebida em uma temperatura de consumo entre 4ºC a 8ºC.
Na saída da máquina ocorre a mistura entre o xarope e a água gaseificada originando o refrigerante. A quantidade de xarope depende da regulagem da máquina, por isso o sabor do refrigerante de máquina é diferente do refrigerante de garrafa.


Em 1 hora, a vitamina C desaparece do suco?



Sim. A vitamina C é uma substância bastante instável. Assim que entra em contato com o oxigênio do ar, começam a ocorrer reações químicas que a destroem.
 
É verdade que o suco de laranja começa a perder a vitamina C alguns minutos após ser extraído do fruto?

Sim. A vitamina C é uma substância bastante instável. Assim que entra em contato com o oxigênio do ar, começam a ocorrer reações químicas que a destroem. Se o suco estiver exposto à luz, a reação será mais rápida ainda. O gosto ruim, após alguns minutos, é resultado dessas reações. Na primeira meia hora, a perda chega a 75%, explica o bioquímico Julio Tirapegui, da Universidade de São Paulo. E não adianta nada colocar o suco na geladeira para conservá-lo; isso serve apenas para protegê-lo da luz, além de gelar. É preciso também prestar atenção para não se comprar frutos danificados, com um pedaço da casca faltando. A reação com o oxigênio já pode estar ocorrendo e deteriorando a laranja.


60 miligramas de vitamina C...
...Depois meia hora de reação com o oxigênio viram...

...15 miligramas de vitamina C...

...Que depois de mais meia hora de reação viram...

...3 miligramas de vitamina C


Superinteressante ano 12, nº 8.



CHEIRO DE PEIXE


COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO PEIXE




Pouco tempo após a captura o corpo do peixe adquire a rigidez cadavérica, altura em que ser encontra no mais alto grau de frescura e qualidade para o consumo. Cerca de 3 horas depois o processo de decomposição acelera-se, particularmente se o peixe tiver sofrido pancadas, pisadelas ou cortes. A exposição ao sol, para além da desidratação aumenta a temperatura do corpo favorecendo o crescimento dos microorganismos e as reacções químicas da decomposição. Deve-se manter-se o peixe à sombra e molhá-lo com água fresca de vez em quando, sempre por períodos curtos e enquanto não se inicia o processo de conservação, o que deverá fazer-se o mais rapidamente possível. Cuidado com os focos de contaminação (caixas sujas, fundos de barco, facas, sacos, gelo ou água sem condições).
Depois de capturado, o pescado deve ser resfriado o mais rapidamente possível, sendo o gelo o método mais eficaz para baixar a sua temperatura. A temperatura de fusão do gelo é de 0oC, considerada ideal porque diminui o desenvolvimento das reações enzimáticas e microbiológicas.
Sabe-se que os constituintes químicos no pescado variam entre diferentes espécies, e mesmo, entre indivíduos de mesma espécie, em função da época e local de captura, habitat, sexo, idade, entre outros fatores.




O odor de peixe é causado por um composto de fórmula CH3–NH2, chamado metilamina, proveniente da decomposição de certas proteínas do peixe. Este composto é uma base parecida com a amônia (NH3).
No equilíbrio, em meio aquoso, temos:
H3C–NH2   +   H2O -->    H3C–NH3+  +  OH
Para retirar o cheiro de peixe que fica nas mãos logo após seu preparo utiliza-se suco de limão ou vinagre (solução contendo aproximadamente 6% de ácido acético) para lavar as mãos e eliminar o odor de peixe. O limão e o vinagre são ácidos (H+) e vão neutralizar a metilamina responsável pelo cheiro do peixe. A metilamina reage com ácidos para formar o íon metilamônio, que não tem cheiro.
Dicas populares: Para tirar o cheiro deve-se:
►Para tirar o cheiro das mãos de peixe lave com vinagre ou água e sal, e esfregue com uma folha de louro ou pó de café. O cheiro simplesmente desaparece.
Outra opção:
►Se preferir esfregue os dedos numa faca de alumínio, debaixo de água corrente, do lado contrário do corte. O cheiro simplesmente desaparece.
 
Fontes pesquisadas:



ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: