terça-feira, 26 de julho de 2011

A HISTÓRIA DOS PERFUMES PARTE I

Aí galera a postagem de hoje e amanhã será sobre a história dos perfumes, hoje parte I e amanhã continuaremos com a parte II vale a pena ler. Boa leitura a todos...

Introdução
"O perfume é algo que penetra no âmago do ser".(Aristóteles)
Os perfumes têm sido parte da vida civilizada há vários séculos, tanto para os homens como para as mulheres. Todos nós temos preferências por determinados aromas, os quais podem nos mudar o humor ou suscitar emoções.
Provavelmente o mais primitivo dos nossos sentidos, o olfato tem a capacidade de nos recordar experiências passadas. As mensagens olfativas são enviadas para áreas do cérebro associadas à emoção, à criatividade e à memória.
Mas, do ponto de vista da química, o que realmente caracteriza uma fragrância?
A Origem
A origem da palavra vem de "per" (origem de) "fumus" (fumaça), devido aos rituais praticados na Antigüidade.
A arte de extração de perfumes foi bastante aprimorada pelos árabes há cerca de mil anos. Eles faziam essas extrações a partir de flores maceradas, geralmente em água, obtendo ‘água de rosas' e ‘água de violetas', dentre outras.
Atualmente, designa todas as soluções perfumadas, independente da concentração. Mas, deveria ser empregada apenas para a versão mais concentrada, como veremos nas classificações.
A fragrância de um perfume é um complexo sistema de substâncias originalmente extraídas de algumas plantas tropicais ou de alguns animais selvagens.
As essências são óleos que, além do aroma principal (flores, musgos, plantas, arbustos etc.), contêm água, álcool, filtro ultravioleta (para manter a cor) e antioxidantes (que evitam o azedamento do óleo).

No Antigo Egito, as essências eram queimadas em homenagem aos deuses. Credita-se a sua profanação à influência de mulheres orientais, como Cleópatra.
Depois do surgimento da alquimia, a partir do século XVI, o ramo da perfumaria apresentou uma grande evolução, com o desenvolvimento de processos de extração de essências, principalmente das espécies vegetais.

Constituição do Perfume
Um perfume é, por definição, um material — porção de matéria com mais de uma substância. A análise química dos perfumes mostra que eles são uma complexa mistura de compostos orgânicos denominados fragrância (odores básicos).
Inicialmente, as fragrâncias eram classificadas de acordo com sua origem. Por exemplo: a fragrância floral consistia no óleo obtido de flores tais como a rosa, jasmim, lilás etc. A fragrância verde era constituída de óleos extraídos de
árvores e arbustos, como o eucalipto, o pinho, o citrus, a alfazema, a cânfora etc. A fragrância animal consistia em
óleos obtidos a partir do veado almiscareiro (almíscar), do gato de algália (algália), do castor (castóreo) etc. A fragrância amadeirada continha extratos de raízes, de cascas de árvores e de troncos, como por exemplo, do cedro e do sândalo.
Atualmente o sistema moderno de classificação das fragrâncias engloba um total de 14 grupos, organizados segundo a volatilidade de seus componentes:
cítrica (limão), lavanda, ervas (hortelã), aldeídica, verde (jacinto), frutas (pêssego), florais (jasmim), especiarias (cravo), madeira (sândalo), couro (resina de vidoeiro), animal (algália), almíscar, âmbar (incenso) e baunilha.
Os perfumes têm em sua composição uma combinação de fragrâncias distribuídas segundo o que os perfumistas denominam de notas de um perfume. Assim, na linguagem própria do ramo as fragrâncias são denominadas de notas, numa clara associação com as notas de uma obra musical.
Tipos e Características
Um perfume possui três notas principais:
·                            Notas de cabeça
É a parte mais volátil do perfume, responsáveis pelo primeiro cheiro que a pessoa sente ao abrir o perfume. São mais perceptíveis nos primeiros 15 minutos após a aplicação. Evaporam rapidamente. Classificam os Cítricos
·                            Notas de corpo ou coração
É a parte intermediária do perfume, e leva um tempo maior para ser percebida, de três a quatro horas. São as que classificam os perfumes Florais
·                            Notas de fundo ou base (fixadores)
É a parte menos volátil, geralmente leva de quatro a cinco horas para ser percebida. É também denominada ‘fixador' do perfume. Permanecem pelo menos, 8 horas. São as mais oleosas e densas : Amadeirado
O tipo de perfume depende da quantidade de cada nota.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: