terça-feira, 19 de julho de 2011

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O SABÃO PARA REMOÇÃO DA SUJEIRA?

Aí galera a postagem hoje mostra de forma clara como é removida a sujeira do tecido, leia e com os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas aulas de química geral e química orgânica é show de bola. Boa leitura a todos...

COMO O SABÃO LIMPA A SUJEIRA





O sabão é um produto muito antigo, onde sua descoberta é incerta, mas há registros antigos do seu uso Especulações relatam que a descoberta do antecede a era de Cristo.Uma narração interessante é que os Hebreus ofereciam sacríficios a Deus queimando animais e as cinzas ao serem misturadas com a gordura dos animais que caiam do altar se transformavam em sabão no alto dos montes onde ocorriam os sacrifícios. Ao chover as aguas desciam espumando e ao terem contato com as pessoas limpavam e alguns dizam que curavam doenças, onde acreditavam que as águas que passavam por este monte se trornavam milagrosas.
Todos já ouvimos falar das vovós, que antigamente fabricavam o famoso sabão de coada, que era: gorduras, misturadas com cinzas e formavam um sabão preto. Os processos de fabricação do sabão são antigos o que não se conhecia era a reação de saponificação.
O sabão na verdade, é um sal. Sal é a neutralização de uma ácido com uma base, também chamada de alcalis, que pode ser sóda cáustica, carbonatos, silicatos, hidróxido de potássio. As gorduras são ricas em ácidos graxos que ao serem neutralizadas com alcális, formará um sal tensoativo.
Então como o sabão limpa?
O sabão é um responsável por criar uma ambiente ideal, e alterar as características das substâncias envolvidas neste processo que é água e sujeira.
A água tem sua composição química po H2O. Onde os hidrgênios se ligam ao oxigenio e tambem a outros hidrogênios formando como se fosse uma teia de aranha. Estas ligações são muito fortes e dificil de ser rompidas, por este motivos podemos ver insetos andar sobre as águas como se tivesse uma pelicula e na verdade esta película se forma. Para que esta ligação se rompa é necessário uma força, que é chamada tensão superficial, porém ao ser rompida as ligações são estabelecidas rápidamente formando novamente esta película.
Um exemplo para melhor visualização é a gota do frasco de remédio, que fica pendurada e não cai, até que uma força seja realizada sobre ela como: gravidade ou impacto para que a gota caia.
Isso acontece também na limpeza. A água dissolve com facilidades produtos que tenham composição quimica semelhante, como: café, açucar e outras parecidas, mas, dissolve com maior dificuldade substâncias como, óleo, graxas e substâncias que são chamadas de apolares. O sabão entra como tensoativo, que reduz a tensão superficial da água ( faz com que as ligações de hidrogênio fiquem mais fracas), outra ação do sabão é que é chamado de molécula de dupla personalidade o sabão interege tanto com a água, quanto com as substâncias apolares ( gorduras e semelhantes).
É como se a gordura agarrassem ao sabão e não soltasse e do outro lado a água agarrasse ao outro lado e também não soltasse, como os oxigênios se repelem e as ligações de hidrogênios são enfraquecidas a parte mais fraca se rompe que são as gorduras formando assim uma emulsão.
Emulsão é a dissolução de óleos ou gorduras em água, que é bem visivel quando, se lava uma panela cheia de gordura, com sabão e forma aquela substância branca. Esta substância é uma emulsão. É o emulsionamento do óleo em água. O leite é outro exemplo de emulsão o leite é rico em gordura e também em água.
Por estes ralatos podemremos identicar os produtos que são semelhantes a água , pois limparam com mais facilidade e os que são apolares ou de propriedades químicas diferentes, pois são de difícil dissolução. Quanto mais diferente da água, for a composição química da sujidade, mais força deverá existir para que a limpeza aconteça.
Existem diversas formas de potencializar o sabão e aumentar o poder de limpeza como: atrito ( esfregar, agua por preção, uso de areia ou abrasivos ...) ou por meios químicos, que é a mudança da faixa de ph do produto por adição de mais soda (alcális) e ácidos. Também, pela concetração do própio sabão ou detergente.
Podemos afirmar então, que há diversas formas de limpeza, métodos e concentrações diferentes de substâncias que auxiliam, propiciando um ambiente ideal para a dissolução da sujidade.
Mas, não podemos esquecer que a água é o principal atuante nesta dissolução, agindo como solvente de substâncias, proporcionando assim, a limpeza, dissolução e arraste das particulas da superfície a ser limpa.
ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Um comentário:

sheila disse...

mto bom ....