terça-feira, 13 de setembro de 2011

Apodrecimento da Maçã e Por que a Urtiga queima a pele.

Aí galera participe da Campanha CEMD Solidário doando um desses ítens: Sabonete infantil, Creme dental infantil, Escova dental infantil, Toalhinha ou Fraldas descartáveis tamanho G. Para as crianças que fazem tratamento oncológico no HUSE. Dó não diminui a dor. Ajude... Boa leitura...
Por que a maçã apodrece de dentro para fora?

Mesmo estando podre, a maçã conserva sua casca vermelha.

Você está prestes a morder uma maçã bem vermelha, semelhante àquela da “branca de neve”, mas tome cuidado! Ela pode apresentar-se saudável por fora, e estar deteriorada por dentro.
Mas por que a maçã apodrece de dentro para fora?


Tudo se explica pela estrutura desta fruta. Próximo à semente existem espaços vazios, um lugar ideal para alojar fungos. É possível que a maçã contenha fungos desde sua formação, e mesmo que seja colhida e transportada para câmaras frias, não se pode evitar que fique podre por dentro. Portanto, a refrigeração é inútil, e quanto maior for o tempo de permanência nas câmaras, maior será a chance de desenvolvimento de fungos.

O processo de putrefação pode ser mais comum em períodos chuvosos: a água absorvida pela superfície da maçã é transportada até o bulbo, a umidade facilita o desenvolvimento de micro-organismos.

O mesmo ocorre com as cebolas, só que nessas, a deterioração é causada por bactérias.

Por que a urtiga queima a pele?


O que tem escondido nestas folhas?

Você já ouviu falar da planta Urtiga? É uma espécie de folhagem que causa queimaduras a quem ouse encostar-se em suas folhas. Mas o que faz esta planta causar danos aos que a toca?

Se analisarmos as folhas de perto, veremos pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H2CO2), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, consequentemente, muita dor.

Se você realizar um passeio ecológico e tiver a má sorte de encostar-se em uma planta da família das urticáceas, apresentamos aqui uma solução: leite de magnésia. Aplique essa solução sobre a região afetada e perceberá que a irritação será eliminada.

Só uma pergunta, sabe por que o leite de magnésia alivia a dor causada pelo ácido? Porque possui caráter básico, ocasionando uma reação de neutralização entre uma base (leite de magnésia) e um ácido (ácido fórmico).

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: