segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Breve discussão sobre Pilhas e Porque a chama do fogão é azul??

Pilhas: dúvidas frequentes



Pilha comum de 1,5 volts.



Pilha é uma definição para os geradores químicos de energia elétrica. A unidade geradora básica é denominada célula e a tensão fornecida por uma célula pode ser insuficiente para operar os equipamentos, de forma que duas ou mais são associadas em série, formando conjuntos: as baterias.

Veja agora as dúvidas mais comuns e as respectivas respostas:

Qual a diferença entre pilhas ácidas e alcalinas
?

A durabilidade. As pilhas alcalinas duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas ácidas, elas funcionam com uma pasta básica de NaOH e as pilhas ácidas com uma solução ácida de NH4Cl. O Hidróxido de sódio (NaOH) possui maior condutividade elétrica e conseqüentemente vai transportar energia mais rapidamente.

Por que algumas pilhas são recarregáveis e outras não?


Uma pilha pode ser recarregada quando todas as suas semi-reações forem reversíveis. As pilhas não recarregáveis são conhecidas como descartáveis e são aquelas em que ocorre semi-reação não reversível.

Qual a pilha usada nos marcapassos cardíacos
?

A pilha de lítio causou uma revolução na medicina após ser empregada nos marcapassos, elas foram escolhidas pela propriedade de serem pequenas e leves (pesam cerca de 25 gramas).

As pilhas de lítio são muito duráveis e chegam a funcionar até 8 anos, veja as semi-reações que envolvem o processo:

Li Li + é


I2 + 2 é
2 I-

∆E° = 2,8 V.

O que distingue pilhas de Baterias?

É comum usarmos os termos pilhas e baterias sem fazermos distinção desses dois objetos, mas o que exatamente os difere? A pilha é um sistema com dois eletrodos e a bateria é um conjunto de pilhas ligadas em série.



Por que a chama do fogão é azul?

Chama produzida pela combustão completa.

 Quando você acende o fogão de sua casa e se depara com a luminosidade da mesma, pode surgir a dúvida: Por que a chama do fogão é azul?

Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais
conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.

Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o comburente oxigênio.

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor? Quanto mais azulada mais quente, sendo assim, a do fogão ganha a parada, uma vez que a vela produz flama amarela.

Estudando este conteúdo surge uma pergunta paralela: por que a chama do fogão não gera fumaça?

Na chama do fogão só há queima de gases, portanto ela não gera resíduos (fumaça). Já a chama de uma vela tem composição diferente, o combustível nesse caso é a parafina derivada do petróleo e rica em carbonos. A parafina quando se queima produz carvão como resíduo, esse se volatiliza na forma de um pó muito fino conhecido como fuligem. Portanto, a chama produzida, além de luminosidade vermelha-amarelada, emite também fumaça rica em resíduos de carbono.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: