quinta-feira, 22 de setembro de 2011

E se não existisse sol?? Você sabe quais são os tipos de bateria??

Galera a campanha continua não deixe de participar trazendo a sua doação. Boa leitura a todos...

Se não existisse sol


Por que a energia solar é essencial?

Se por algum momento já se fez essa pergunta, está na hora de refletir: e se o sol sumisse? O homem poderia providenciar lâmpadas para iluminar o dia, aquecedores para não deixar ninguém com frio, mas com certeza não se lembraria de dar assistência a mais humilde plantinha.

Só por aí já se vê o quanto o sol é importante, ele nasce para todos, para o pobre, o rico, árvores, animais e até para a vegetação escondida atrás de uma pedra. Todo mundo usufrui dessa fonte natural de energia, mas nem todos sabem por que ela é tão essencial.

O sol gera energia através da fusão nuclear do Hidrogênio, ele combina átomos de Hidrogênio para criar Hélio e emitir energia na forma de luz e calor. Para o reino vegetal, atua no processo de fotossíntese, e sem ele nossa alimentação estaria comprometida, já que é através da luz solar que as plantas desenvolvem seus frutos.

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol. Seria como um pôr do sol, quando a temperatura cai lentamente.

Mas estudiosos no assunto defendem uma assustadora previsão de que o sol vá morrer daqui há 5.000 milhões de anos, aproximadamente. De forma lenta e discreta, nosso astro supostamente irá se transformar em uma estrela sem energia e a vida na Terra ficará extinta, com certeza não vale a pena esperar para ver.

Tipos de baterias


As baterias de chumbo são usadas em automóveis.

As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players, carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas.
Conheça agora alguns tipos de bateria:

Bateria de Níquel-cádmio

Esse tipo de bateria é empregado em diversos aparelhos, entre eles telefone celular e filmadora. Possui a vantagem de ser recarregável por milhares de vezes, o grande problema da bateria de níquel-cádmio é que ela tem uma alta propensão a vazar, o que pode até mesmo corroer a placa-mãe.

Bateria de chumbo

A fabricação dessa bateria é antiga, vem desde o ano de 1915. As baterias de chumbo são baterias duráveis e justamente por isso, escolhidas para o uso em carros. A composição desse tipo de bateria consiste em uma corrosiva solução aquosa de ácido sulfúrico, com d = 1,28 g/cm3 e 38 % em massa de H2SO4.

Bateria selada

Sabe-se que nos carros as baterias são recarregadas pelo uso de um alternador, só que isso pode acarretar em alguns problemas técnicos, por exemplo, a água da solução de bateria passa por uma decomposição. Para evitar, passou-se a adicionar 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que reduz a secagem da água.

Foi a partir daí que surgiram as baterias seladas, elas não necessitam da adição de água durante sua vida útil.

É para essa e outras descobertas que a Eletroquímica existe, essa ciência permite a construção de baterias cada vez mais duráveis e o melhor, com baixa manutenção.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: