terça-feira, 9 de agosto de 2011




Alvejantes e reação de redução


Qual a química de lavar roupa?



Na hora de alvejar a roupa temos a química presente através da reação de redução. Os alvejantes são agentes oxidantes, ou seja, provocam a redução de compostos. O hipoclorito de sódio (NaClO), por exemplo, presente nos tipos mais comuns, é obtido através da equação:

2 NaOH (aq) + Cl2 (g)
NaOCl (aq) + H2O (l)

Os alvejantes mais modernos possuem na composição o perborato de sódio (PBS), esta fórmula não agride o tecido, ou seja, limpa suavemente a roupa sem danificá-la. Esse tipo de alvejante permite descolorir o tecido mantendo intacta sua composição têxtil. Durante a lavagem ocorre a formação de peróxido de hidrogênio, acompanhe a reação:

2 H2O2 2 H2O (l) + O2 (g)

Repare que o peróxido de hidrogênio (H2O2) se decompõe em gás oxigênio (O2) durante o processo. Portanto, dizemos que a reação é de redução, pois um composto foi reduzido a outro.


Amônia artificial

Algumas substâncias, quando não se encontram em quantidades suficientes na natureza, precisam ser sintetizadas para atender a demanda, este é o caso da amônia que se encontra entre as cinco soluções mais produzidas no mundo. A vasta utilização da amônia já se fazia presente desde 1913, quando o primeiro reator utilizado para síntese de amônia começou a ser usado.
Estrutura atômica da amônia.

 Dentre as utilizações da amônia a mais importante é como fertilizante de solos, que ganhou destaque quando a crise mundial de alimentos teve início. Até o final do século XIX só se tinha o nitrogênio em sua forma natural: depósitos de nitrato de potássio (KNO3) e nitrato de sódio (NaNO3). Foi então que dois cientistas alemães: Fritz Haber (1868 – 1934) e William Carl Bosch (1874 – 1940), deram início aos seus estudos sobre a amônia e propuseram uma síntese. A síntese da amônia estipulada por estes cientistas ficou conhecida como processo Haber-Bosch, e consiste em uma reação entre nitrogênio e hidrogênio para produzir amoníaco.

Equação do processo de sintetização da amônia:

N2(g) + 3 H2(g)
↔ 2 NH3(g)
∆ H = -92,22 Kj

Esta síntese é realizada sob as condições de 250 atmosferas (250 atm) de pressão e uma temperatura por volta de 450ºC. E o melhor é que a síntese da amônia pelo processo de Haber-Bosch é economicamente viável e por isso é utilizada até hoje.
Reator usado na síntese de amônia.

Dentre as utilizações da amônia, além da aplicação como fertilizante, está a voltada para a produção de explosivos, a qual também foi descoberta por Haber. Tudo por que quando a amônia é oxidada produz ácido nítrico, componente essencial para a obtenção de pólvora.


Banho de espumas: a orgânica explica
A espuma do mar: materiais orgânicos presentes.

 É só ligar uma banheira e logo aparecem elas: de formato suave, cheiro agradável e que possui a propriedade de relaxar o corpo, além de promover a higienização.

A espuma pode ser derivada do sabão, detergente, xampu, em geral de materiais orgânicos que passam por uma agitação. Elas são um conjunto de bolhas gasosas envolvidas por uma camada líquida.

Daí você pode se perguntar: por que as bolhas só ficam em cima da água? As moléculas de espuma são hidrofóbicas, isso explica tudo, elas têm pavor à água e quando entram em contato com ela, tendem a se afastar o mais rápido possível. A espuma flutua em cima da água, por que neste local a tensão superficial cria buracos que permitem a presença de moléculas. A tensão superficial da água é enorme, essa tensão é responsável por unir as moléculas de água, mas em alguns pontos ela se torna mais fraca (parte superior do líquido).

Mas se engana quem pensa que a espuma aparece só através do sabão, como já foi dito, ela tem origem de materiais orgânicos e é por isso que no mar, por exemplo, as ondas se quebram na praia e é formada uma camada de espuma em razão dos compostos orgânicos presentes na água. A poluição também é responsável pela formação de espumas, os rios poluídos são identificados pela espessa camada de espuma formada pelo despejo de detergentes industriais e outras impurezas.

O tamanho das bolhas na espuma pode variar, sendo que podemos encontrá-las em tamanhos minúsculos na forma de uma massa, como é o caso do creme de barbear. Quanto menores forem as bolhas, mais densa (cremosa) será a espuma, e podemos encontrá-las na forma sólida também, a espuma de estireno é um exemplo, ela é mais conhecida como isopor.
ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: