terça-feira, 30 de agosto de 2011

BORRACHA E DENGUE

 Aí galera dia 17 de setembro tá chegando vamos ensaiar para fazermos bonito, boa leitura a todos(as).


Investigando a borracha
Qual o segredo da composição da borracha?



Na hora de fazer projetos, estudar, desenhar, lá está ela, a companheira inseparável do lápis. Pode se apresentar em vários formatos (retângulos, quadrados, círculos, coração), possuir várias cores (branca, verde, preta) e algumas possui até cheiro de fruta! O que importa é que, desde a mais simples até a mais sofisticada, todas elas tem a função de apagar. A borracha é um instrumento de trabalho em muitas profissões: arquiteto, engenheiro, entre outras, e constitui objeto escolar fundamental para estudos em geral.

O que talvez você não saiba é o porquê da borracha apagar a grafite. Para saber, precisamos estudar os componentes destas substâncias.

A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha
atualmente é fabricada a partir do petróleo.

Podemos encontrar na composição da borracha o polímero poli-isopreno e outros compostos: enxofre, óleos. Vejamos agora a utilidade destes ingredientes adicionais:

O que faz a borracha apagar?


A escrita no papel se dá graças ao depósito de grafite (provindo do lápis) sobre a mesma. A grafite tem com a folha de papel uma força de adesão, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação. A grafite se adere então à borracha, esta resposta dá origem à outra pergunta: como a borracha fica novamente limpa?

A grafite não tem pela borracha a mesma força de adesão que tem com o papel, tudo se explica pela composição. A borracha tem entre seus componentes, enxofre e óleos especiais, estes ingredientes fazem com que a grafite se desprenda facilmente da superfície.
Lavando a dengue


A solução pode estar no sabonete.


A Dengue é uma doença infecciosa, a transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ela se tornou um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países.

A dengue está se expandindo rapidamente, as epidemias geralmente ocorrem no verão e a grande preocupação é que nos próximos anos a transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo.

Contudo, a dengue pode estar com seus dias contados, quem diria... Um simples sabonete evitar esta doença tão contagiosa! É isso mesmo, um sabonete que espanta o mosquito propagador.

Pesquisadores do
Laboratório de Química de uma Universidade do Rio de Janeiro desenvolveram uma fórmula para driblar o Aedes, e o melhor: é uma maneira perfumada e barata de escapar da picada desse traiçoeiro mosquito. A descoberta surgiu da idéia de disponibilizar um produto economicamente acessível à população carente que não têm acesso a ferramentas mais sofisticadas de combate à dengue.

O sabonete já passou por testes rigorosos como esse: o produto foi aplicado no braço de um voluntário e este o introduziu em um recipiente lotado de insetos da espécie Aedes aegypti, o que aconteceu? Os mosquitos não picaram o braço do voluntário.

Mas qual é o princípio ativo desse milagroso sabonete? A fórmula contém substâncias repelentes: uma mistura de glicerina com essências naturais de plantas, como o cravo-da-índia, óleo de citronela e capim-limão. Conta ainda com outras substâncias químicas, que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto. Seu efeito dura de 5 a 6 horas, e a expectativa é que esteja disponível no mercado para o próximo verão.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: