quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XX


Aí galera não falte aos ensaios, pois o sucesso de sua turma depende também de você. Participe todas as quarta-feiras as 19:00h lá no Colégio. Boa leitura a todos... Te espero lá!!!!

Densidade e colesterol


Qual o colesterol que prejudica o coração?

Qual a relação existente entre densidade e doenças do coração? A partir de agora você vai conhecer os dois tipos de Colesterol e a densidade envolvida no fluxo sanguíneo.

O HDL (Hight Density Lipoproteins) é o chamado colesterol bom, sua lipoproteína correspondente possui alta densidade. O HDL presente no sangue é transportado diretamente para o fígado, lá esse colesterol é metabolizado e excretado. Os benefícios deste processo é que as paredes das artérias não ficam entupidas. A densidade proporciona à substância um maior peso e consequentemente uma facilidade de escoamento.

O LDL (Low Density Lipoproteins), mais conhecido como colesterol ruim, é composto por lipoproteínas de baixa densidade que ocasionam o entupimento das artérias. A baixa densidade da lipoproteína a torna muito leve dificultando a circulação dentro das veias.

O LDL em grande porcentagem é responsável pelo Ateroma (estreitamento da artéria), observe a ilustração abaixo:

Na artéria normal o sangue tem seu fluxo controlado, não causando danos à saúde. Já na artéria com obstrução, a popular “veia entupida”, o colesterol foi depositado de forma a dificultar a passagem do sangue. A circulação sanguínea neste caso fica comprometida, a falta de irrigação no músculo cardíaco pode levar o indivíduo a um infarto fatal.

Compare a densidade do colesterol bom e ruim:
LDL – 1,04 g /cm3
HDL – 1,13 g /cm3


Uma solução para diminuir o nível de LDL no sangue é a prática diária de exercícios físicos associada a uma dieta com baixo teor de gordura (poucas calorias).




Destilação fracionada do ar


Argônio: componente do ar usado no filamento de lâmpadas.

Destilação fracionada é um método usado para separação de misturas homogêneas (conjunto de substâncias solúveis entre si). Exemplos de misturas homogêneas: petróleo, mistura de água e sal, água com álcool, líquidos miscíveis com pontos de fusão diferenciados, entre outras.

Todas estas misturas citadas podem ter seus componentes isolados através da Destilação fracionada, assim como o ar que respiramos. O ar atmosférico é uma mistura de vários gases, estes podem ser obtidos a partir de uma coluna de fracionamento que você passa a
conhecer agora.

A obtenção dos principais componentes do ar constitui um método industrial, vejamos como este processo é possível:

- Primeiramente o ar seco é convertido em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C;

- O ar liquefeito é então transferido para a coluna de fracionamento;

- Na coluna existem compartimentos com diferentes temperaturas onde cada componente é fracionado de acordo com sua T. E (temperatura de ebulição). Os produtos resultantes do processo são:
Oxigênio líquido (O2) T.E. = 183 °C

Gás Argônio (Ar) T.E. = 186 °C

Gás nitrogênio (N2) T.E. = 196 °C

Utilização: O Nitrogênio é usado na obtenção de fertilizantes e é componente da amônia (NH3), o Argônio é o gás presente no filamento das lâmpadas fluorescentes e o Oxigênio preenche os balões de respiração artificial.

O método permite obter os três produtos, mas, como sabemos, o ar seco é constituído ainda por dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3) e outros gases nobres: Neônio (Ne), Hélio (He), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe), Radônio (Rn).

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: