sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XVI

Aí galera segue mais algumas curiosidades, vale a pena ler. Boa leitura a todos... Quarta-feira próxima às 19:00h tem ensaio com as turmas "A" (1º, 2º e 3º), lá no Colégio, compareça sua presença é fundamental.

Carbono 14

Carbono 14 desvenda a idade de fósseis.
Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atômicas, designadas por "A".
No caso do Carbono temos os isótopos Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C). Observe abaixo que, o número atômico Z (localizado à direita) é o mesmo = 6. Mas o número de massa A se difere entre 12 e 14: 




12                      14
    C                       C


A partir de um isótopo do carbono é possível decifrar a idade de fósseis antigos, sabe qual? Carbono 14. Este isótopo está presente em tecidos vivos e constitui um elemento radioativo instável, que decai a um ritmo lento a partir da morte de um organismo orgânico.

Já o Carbono 12 é aquele encontrado na composição do diamante, da grafite, do aço, ou seja, de substâncias inorgânicas.

Nosso objetivo principal neste contexto é destacar a importância histórica do 14C. A quantidade de carbono 14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo, ela se divide pela metade a cada 5.730 anos (meia vida do carbono). Sendo assim, é possível datar fósseis baseando-se na medida dos valores do isótopo radioativo.

A técnica do carbono 14 para o




Cheirando bem com desodorantes



Antitranspirantes: por que são eficientes?

A descoberta dos desodorantes foi um alívio para quem transpira muito. Mas para saber sobre a composição destes heróis é preciso se informar sobre o que deixa seu suor tão mal cheiroso.

O ato de “suar” é uma forma que o corpo encontra para regular a temperatura e eliminar toxinas. O suor é composto por proteínas, aminas, ácidos graxos, cloreto de sódio, entre outros compostos orgânicos. Alguns deles possuem um cheiro natural nada agradável, como os ácidos graxos, por exemplo, e a ação de bactérias presentes em nosso corpo pode fazer tudo piorar. É aí que sentimos aquele odor horrível de “peixe podre”. Mas não se preocupe, pensando neste problema é que foram desenvolvidos os desodorantes e os antitranspirantes.

Os desodorantes com suas fragrâncias conseguem disfarçar os odores. A presença do composto peróxido de zinco promove a oxidação de aminas e ácidos graxos, esta ação inibe parte do cheiro emitido por estas substâncias. Desodorantes possuem também agentes antibacterianos para eliminar bactérias já presentes no corpo.

Mas se você é daqueles que precisam de uma ajudinha extra para aliviar o odor, então deve apelar para os antitranspirantes, que evitam que seu corpo transpire e definitivamente não produza bactérias. Os adstringentes presentes na composição agem sobre as glândulas sudoríparas, comprimindo-as, e o resultado você sente na pele.

Compostos derivados do elemento alumínio (Al), como o Cloridrato de alumínio e Cloreto de alumínio hidratado, são alguns dos ingredientes desses milagrosos inibidores do mau cheiro.


Cheiro de moedas nas mãos


Manipular moedas pode afetar o cheiro das mãos.
Ao manipular moedas por certo tempo você poderá notar um cheiro desagradável em suas mãos. Os odores produzidos durante esse manuseio têm a ver com as reações químicas que ocorrem entre o suor das mãos e o metal componente das moedas (Cobre, Níquel, Prata, etc).

Mas por que em algumas pessoas os odores produzidos durante a atividade são mais fortes que em outras? Muitos fatores podem estar envolvidos, como, por exemplo, a alimentação do indivíduo. Aqueles que se alimentam de muitas proteínas tem o odor acentuado quando manipulam moedas, já aqueles que seguem uma dieta sem carne e queijo (alimentos proteinados) são menos afetados pelo cheiro nas mãos.

A dieta rica em proteínas acarreta em suor composto de nitrogênio e amônia, e esses, ao entrar em contato com o cobre presente nas moedas, reagem produzindo o cheiro desagradável.


BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;


PROFESSOR JÚNIOR.

estudo de cadáveres antigos é aplicável a sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas, etc. Mas existe uma exigência para que a datação seja precisa: as amostras precisam ter no máximo 70 mil anos de idade, pois a quantidade de 14C diminui com o passar do tempo. Após este período, a determinação da idade do fóssil através desta técnica já não é tão eficiente, e os arqueólogos então se utilizam de outras mais apropriadas.


   

Nenhum comentário: