domingo, 28 de agosto de 2011

GASES I


Gás CS


Gás CS como arma policial.

Gás lacrimogêneo (do latim lacrima = lágrima) é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias que irritam a pele, uma delas é o CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).

O CS é considerado um dos mais seguros meios de repreender um agressor. É comumente usado por militares para conter multidões enfurecidas em protestos políticos. A seguir, a estrutura molecular do CS:

CS (2-clorobenzilideno malononitrilo)

Repare que a estrutura é formada por um anel benzênico, ao qual está conectado um átomo de cloro e, na extremidade, estão ligados dois grupos ciano.

O principal efeito da exposição ao gás CS é a reação involuntária de lacrimação, uma vez que os irritantes oculares atuam no sensível terminal nervoso da membrana mucosa do olho. A presença das moléculas ofensivas estimula a produção de um enorme fluxo de lágrimas com a finalidade de expulsar tais moléculas. Os efeitos nocivos de CS desaparecem dentro de 15 minutos.

Gás freon


O gás Freon-12 foi descoberto no ano de 1931 pelo cientista Thomas Midgely Jr. Tal gás surpreendeu pelas suas incríveis propriedades criogênicas e passou a ser a alternativa ideal para a produção de frio.

O gás freon 12 tornou-se então o gás de geladeira, em que circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador). A partir de 1950 já era possível fazer gelo residencial, os alimentos congelados invadiram o mercado e passaram a percorrer o mundo.

Mas com o avanço da ciência, foi possível revelar um lado triste da
história: o gás freon, uma vez disperso na alta atmosfera, é um dos principais responsáveis pela destruição progressiva da camada de ozônio. E por isso ele vem sendo substituído ao longo dos anos.

Conheça outras utilizações desse gás:
• Na produção de espumas de poliestireno;
• Como material de limpeza de delicados circuitos eletrônicos;
• Como propulsor de aerossóis (sprays propelentes).

BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS;

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: