sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XIV

A QUÍMICA DO CORPO


Nosso corpo secreta reações químicas essenciais
A ligação entre átomos, como também a quebra dessa ligação, constitui a chamada reação química. Mas não é só em laboratório que podemos vivenciar essas reações, elas acontecem o tempo inteiro e em toda a parte, inclusive em nosso próprio corpo.

Quer dizer que neste exato momento estão ocorrendo inúmeras reações químicas dentro de mim? É exatamente isso, as funções que nosso corpo exerce para manter nossa estrutura corporal dependem da química. Veja como:

Quando uma ligação entre átomos é quebrada ocorre a liberação da chamada Energia Química, essa energia também pode ser absorvida durante a reação. Chegamos então ao ponto principal: a produção ou consumo de energia são decorrentes das reações químicas que acontecem no organismo.

O crescimento de unhas e cabelos, desenvolvimento ósseo, cicatrização de ferimentos, reconstrução celular, enfim, tudo que diz respeito à construção em nosso corpo depende das reações químicas que absorvem energia. Já na hora de suprir nosso corpo com alimentos, contamos com reações onde ocorre a liberação de energia, essa reação permite manter nosso corpo aquecido.

Como se vê, dependemos da química até para sobrevivermos, ela mantém nosso corpo em funcionamento, faz parte de nosso metabolismo. Podemos definir metabolismo como sendo as transformações de matéria e energia presentes em seres vivos. E é graças ao metabolismo que as células crescem e se reproduzem.

Existem outros tipos de energia como a elétrica, a mecânica ou a térmica, mas o metabolismo só utiliza a energia química.

AÇÃO DETERGENTE E POLARIDADE

Como agem na hora de limpar
Como os detergentes atuam para promover a limpeza de superfícies gordurosas? Você já percebeu como o detergente é eficiente para limpar recipientes de frituras, mas o mais curioso é que o segredo para essa ação está nas moléculas de água, sabão e gorduras.

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário.

O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar. Como a intenção desse produto sintético é limpar, vejamos como é possível.

A estrutura do sabão possui uma parte polar e outra apolar, veja:


A extremidade apolar é hidrófoba e a polar é hidrófila, ou seja, a cadeia de hidrocarbonetos não tem afinidade pela água, mas o grupo polar sim, considerando que a água também é polar. Lembre-se da regra: “semelhante dissolve semelhante”.

Até aqui temos uma explicação da atração do detergente pela água, mas o que isso tem a ver com limpeza? A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.


Micela de detergente
As cargas positivas representam a polaridade do cátion NH3+ em meio aquoso.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: