quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XV


Barômetro de Torricelli

Você tem idéia de como se faz para medir a pressão atmosférica? A partir desta necessidade um cientista italiano chamado Evangelista Torricelli (1608-1647) propôs um aparelho que permitia realizar a medição, e o melhor, sem precisar fazer centenas de cálculos. Esse aparelho ficou conhecido como Barômetro de Torricelli, e consiste num equipamento capaz de medir a pressão atmosférica.
Evangelista Torricelli e seu barômetro.

O barômetro é muito interessante, uma vez que se parece com um termômetro, mas se diferencia pela sua função. Enquanto um termômetro é usado para medir a temperatura do ambiente, o barômetro é empregado para determinar a pressão exercida pelo ar nesse ambiente.

Os procedimentos que levaram o físico à invenção do aparelho você confere a seguir:

1. Primeiro utilizou de um tubo capilar de 100 cm de comprimento fechado. Este tubo é aberto nas duas extremidades; para o experimento, Torricelli fechou uma delas;

2. Em seguida colocou mercúrio (Hg) no tubo capilar, note que este metal líquido também é usado em termômetros;

3. Torricelli posicionou o tubo capilar cheio de mercúrio na posição vertical dentro de um recipiente maior que também continha mercúrio;

4. O mercúrio no interior do capilar escoou até os 76 cm da altura do tubo, daí você pode imaginar de onde veio o valor 760 mm Hg;

5. A extremidade aberta do tubo capilar permitiu a exposição à atmosfera (a responsável pelo mercúrio escoar só até 76 cm);

6. Torricelli, após realizar vários testes em diferentes altitudes, concluiu que a pressão atmosférica variava e a altura de mercúrio no tubo capilar também.

Veja a ilustração do Barômetro de Torricelli:

O barômetro funciona assim: a altura da coluna de mercúrio varia conforme a altitude em que se realiza a medida, é válido lembrar que em altitudes elevadas a pressão atmosférica diminui e em altitudes inferiores ela se eleva.

Foi através destes
estudos que se passou a considerar a pressão normal (altura do mar) equivalente a 760 mmHg (1 atm).

Biometria: tecnologia precisa

Seus olhos podem ser sua senha.
A palavra Biometria vem do grego: bios (vida) metron (medida), e se refere à tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos. Esta técnica vem sendo muito difundida na identificação de pessoas para controle de ponto, regulamentação de acesso e identificação criminal.
Por que a Biometria é uma tecnologia precisa?
A eficiência de um sistema de segurança é algo almejado por qualquer empresa ou estabelecimento privado. Ao contrário de uma senha bancária, os traços biológicos não podem ser copiados nem esquecidos, pois fazem parte da pessoa. Graças a essa particularidade de cada indivíduo, a Biometria se torna o método mais eficiente na emissão de senhas.

As técnicas mais conhecidas estão listadas abaixo:

Impressão digital
: tecnologia biométrica muito usada, ela se baseia no fato de que todas as pessoas têm impressões digitais únicas e imutáveis.

Geometria da mão
: a estrutura venosa e o formato das mãos é que identificam o indivíduo.

Íris dos olhos
: técnica que se baseia na
leitura dos anéis coloridos existentes em torno da pupila.
Reconhecimento facial: a definição dos traços do rosto de uma pessoa é usada como identificação: considera-se o formato do nariz, do queixo, das orelhas, etc.

Verificação de voz
: este método funciona através da dicção de uma frase que atua como senha. A frase deve ser mencionada sempre que for necessária a identificação do usuário.

Como vemos, todas estas técnicas se utilizam de traços biológicos, em alguns casos a leitura biométrica é mais precisa, como por exemplo, a identificação pela íris, que usa quatro vezes mais dados que a digital.
ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: