segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XV

Aí galera a postagem de hoje vamos falar um pouco sobre o início da química e algumas curiosidades, espero que gostem e boa leitura a todos...



Alquimia

Alquimistas mantinham rituais como Cabala e Magia.

A palavra Alquimia é derivada da palavra árabe al-khimia que significa química, ou seja, era a química praticada na Idade Média, foi a ciência precursora da química e da medicina. O principal símbolo da Alquimia é a borboleta, em virtude do efeito da metamorfose (mudança).

Os alquimistas acreditavam na existência de quatro elementos básicos (fogo, ar, terra e água). Segundo eles todos os metais evoluem até se tornar ouro, devido a esse pensamento os alquimistas buscavam acelerar este processo em laboratório por meio de experimentos com os quatro elementos.

Os principais objetivos dos alquimistas eram:

1-
Transmutação: transformar metais comuns (chumbo, cobre) em preciosos, como ouro ou prata;
2 -
Medicina: criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças;
3 -
Transcendência: descobrir um elixir que conduziria à imortalidade.

Além da transmutação dos metais inferiores em ouro e da obtenção da chave para a imortalidade (elixir da longa vida), os alquimistas estavam empenhados na descoberta da pedra filosofal, a qual iria desencadear as demais buscas. Nos laboratórios desses cientistas não se via só as experiências químicas, mas também uma série de rituais, como partes de Cabala e da Magia.

Apesar de inúmeros esforços os alquimistas nunca conseguiram produzir ouro.
Os alquimistas eram considerados pessoas de hábitos estranhos em razão de a alquimia ser uma arte oculta, a prova disso é que passavam horas e horas contemplando uma planta. Contudo, a simples observação da natureza, juntamente com experiências e descobertas, levaram a novas substâncias e instrumentos que são muito úteis para a evolução da ciência.


Adsorver e absorver: qual a diferença?
Adsorver e absorver, quimicamente falando, são palavras que se diferem no comportamento frente a outras substâncias.

Adsorver
: adesão (fixação) de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente).

Absorver
: recolher em si, aspirar, sorver, sugar, embeber-se de.

O ato de absorver refere-se à ação de recolher, por exemplo, uma esponja absorve água, mas o líquido sai facilmente quando ela é espremida, o que não ocorre com a adsorção.

Na adsorção, as moléculas ou íons de uma substância ficam retidos (fixados) na superfície de sólidos por interações químicas e físicas.

Um ótimo exemplo de substância adsorvente é o carvão ativado. Ele é usado nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) para retirar impurezas contaminantes como material orgânico, gases e partículas menores. A água, após passar pelos filtros de carvão ativado, sai límpida e sem cheiro. É mágica? Não.

A área de superfície do carvão ativado dá a ele vários lugares de ligação (poros). Quando certas substâncias químicas passam próximas da superfície do carvão, unem-se a ele e ficam aprisionadas. Dizemos que o carvão possui alta porosidade e por isso se torna um adsorvente.

Para fazer o teste da adsorbância do carvão, experimente colocá-lo na geladeira de sua
casa. Sabe aquele cheirinho forte? O carvão se encarrega de adsorver todos os odores e a geladeira passará a não ter cheiro algum.

Podemos perceber então que as palavras adsorver e absorver são parecidas apenas na escrita, pois equivalem a processos bem diferentes.



Água, sabão e bolhas



O que formam as bolhas?
As bolhas são resultado da mistura de água e sabão. Esses últimos se diferem em vários aspectos, físicos e químicos. Conheça as diferenças na composição da água e do sabão:

Composição da molécula de água: dois átomos de hidrogênio ligados a um de oxigênio compõem a molécula de H2O. As ligações H - H
presentes no líquido são muito fortes e fazem com que as moléculas de água se mantenham unidas e liquefeitas.

Composição da molécula de sabão: moléculas longas com extremidades polares (possuem carga) e apolares (sem carga). A parte polar da molécula de sabão interage com a água, que também é polar. Lembre-se: “semelhante dissolve semelhante”.

Agora algumas curiosidades envolvendo essas substâncias:

- Por que as mãos lavadas só com água secam mais depressa do que as lavadas com água e sabão?

Já fez este teste? Lavou suas mãos e as deixou secar ao ar livre, a velocidade de secagem depende do que você utilizou para lavá-las. Se você usou sabão e não enxaguou direito, vai notar que elas se mantêm escorregadias e úmidas por um bom tempo. Agora se as lavou somente com água, rapidamente terá suas mãos secas.

A explicação está no detergente ou sabão aplicados no processo, eles formam uma película protetora sobre sua pele, impedindo a evaporação da água por um período de tempo.

- Falando de bolhas, já reparou que todas as bolhas têm a mesma cor, independente da cor do sabão que as originou? Sabonetes rosa, azuis, vermelhos... não importa, a espuma será sempre branca.

As bolhas que formam a espuma têm a cor proveniente da reflexão e difração da luz da fina camada de água que as recobre. É por isso que podemos ver nas bolhas as cores do arco-íris, e se repararmos bem, veremos que as cores se movem na superfície da bolha, e algumas refletem a cor branca.
ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: