domingo, 21 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XXI

Aí galera segue mais algumas curiosidades, boa leitura a todos... Lembre-se quarta-feira tem ensaio da quimicareta às 19:00h lá no Colégio aguardo vocês lá...

Dureza do diamante no tratamento odontológico


O diamante compõe utensílios usados pelos dentistas.

Existe algo mais duro que um diamante? Se você ainda não tem uma noção da dureza deste material, imagine-se sentado na cadeira de seu dentista. Ele pega uma broca para fazer restauração e começa a tocá-la na superfície de seus dentes, estes por sua vez, vão se esculpindo conforme o aparelho vai sendo usado.
Mas o que torna as brocas tão resistentes?

As brocas usadas no tratamento de seus dentes são diamantadas, possuem minúsculos cristais de diamante que permitem ao objeto, retirar porções careadas de seus dentes. Portanto, não há dente que resista à tamanha dureza. Vamos agora saber sobre a
química dos diamantes?

Os diamantes são compostos formados unicamente por carbono (C), sendo que estes se ligam por meio de ligações covalentes. Como o carbono é tetravalente, quer dizer então que cada átomo de C se liga a outros quatro, covalentemente.

Os elétrons compartilhados neste tipo de ligação garantem que os átomos estejam fortemente estruturados, portanto, as ligações dificilmente serão quebradas, daí o porquê da dureza do material.

Estado físico do vidro

Por que o vidro se quebra?

Você saberia definir em qual estado físico o vidro se encontra? Se já teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de obtenção certamente vai ter facilidade em entender o que iremos propor agora: o vidro possui estado físico misterioso.

Quando os átomos que compõem um material não estão completamente unidos de modo a formar uma estrutura cristalina rígida, não podemos dizer que este material é um sólido. E é exatamente isso que ocorre com nosso objeto de
estudo: o vidro.

Mas se o vidro não possui moléculas que caracterizam a classe de sólidos, certamente se classifica com um líquido. Essa seria uma dedução viável, se não levássemos em consideração o óbvio: você já viu alguma porta de vidro escorrer?

Afinal, qual é o estado físico do vidro? Ele pode receber a classificação de sólido amorfo. Se essa definição é totalmente estranha aos seus
conhecimentos, é hora de aprender.

Comecemos com a definição: Substância amorfa é aquela que não possui uma ordenação (organização) espacial de suas moléculas, ou seja, os átomos se encontram desorganizados. É claro que para visualizar esse aspecto você teria que utilizar um microscópio, mas o fato é que um material denominado de amorfo não é considerado sólido.

Para um melhor entendimento, vamos fazer uma comparação. O algodão doce é considerado como material amorfo, quando você o observa, à primeira vista tem a impressão de que se trata de uma nuvem sólida, mas é só começar a degustação para se perceber a textura macia e a degradação da estrutura supostamente rígida. O mesmo acontece com o vidro, parece sólido, mas uma maior pressão exercida sobre o mesmo e o resultado: se quebra em inúmeros cacos.

O vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. Algumas pessoas levam em consideração este procedimento, e classificam o vidro como líquido de alta viscosidade.

Mas se nos basearmos no processo de obtenção dos compostos amorfos (materiais derretidos que passam por resfriamento brusco), veremos que se classifica como um sólido amorfo. E então, qual dessas classificações você acha mais viável? As duas seria a resposta ceta, por que na verdade o vidro é considerado um líquido de viscosidade elevadíssima ou um sólido amorfo.


BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS;

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: