sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FOTOQUÍMICA E FOTOGRAFAR



Fotoquímica


A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por esse motivo é que é chamada de “Reação de claro”.

A clorofila presente nos vegetais absorve a radiação luminosa proveniente do sol e transforma essa forma de energia em energia
química, esse processo permite o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos, mas não é um benefício só para os vegetais, é também para o homem. Ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

Conheça os dois processos básicos da fotoquímica: a fotólise da água e a fotofosforilação.

Fotólise da Água
: ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A substância receptora de hidrogênio é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).

Fotofosforilação
: é a adição de fosfato em presença da luz, a substância que participa desta etapa é o ADP,
formando ATP. É nesse processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.

A fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química: quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio através da reação:
6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)
Simplificando:

gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio
.

Fotografar: tecnologia química


As fotos são produtos de reações químicas.

Você já se perguntou como é possível reproduzir o momento exato de um acontecimento? É como se o tempo parasse: a imagem fica congelada. Estamos falando da fotografia, ela surgiu no século XVIII e revolucionou, por que até então as imagens eram reproduzidas apenas pela pintura. E digamos de passagem, a pintura distorcia a realidade, sabemos que os reis e rainhas dos séculos passados tinham suas imagens melhoradas pelo pintor, ou seja, queriam parecer mais belos do que eram.

As fotografias servem para retratar pessoas e ocasiões especiais, o que nem todos sabem é que essa tecnologia envolve processos químicos, veja quais:

Máquinas fotográficas: O filme fotográfico usado nessas máquinas é recoberto por prata, que apresenta sensibilidade à luz. No momento em que se tira uma foto o composto de prata se oxida e se torna preto, mas nem toda prata é oxidada e o restante é removido quando se lava o filme. Esse contraste entre a parte que se oxida e a que não se oxida é que dá origem à imagem.

Câmaras digitais: superaram as máquinas de fotografar, as fotos são computadorizadas e dispensam o uso do filme. As câmaras digitais causaram uma revolução no mundo fotográfico, porque além de tirar fotos elas também filmam. Mas como a antiga máquina, também funciona por métodos químicos. As imagens são gravadas em um sensor, mas, ao invés do filme fotográfico, ela utiliza um arranjo de semicondutores contendo cargas elétricas que são responsáveis pela imagem (foto). Essa imagem registrada é transferida para o computador, onde pode ser modificada, impressa ou circular pela internet através de emails.
Como se vê, a tecnologia das câmaras digitais superou todas as outras e o melhor: a qualidade das fotografias é indiscutível.


BOM FINAL DE SEMANA A TODOS...

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: