segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GASES II


 Aí galera a competição da gincana musical foi adiada e será realizada dia 17 de setembro às 15:00h, até lá vamos ensaiar bastante para fazer bonito, principalmente as turmas que fizeram as composições por último, ok. Venha participe junto com seus colegas e traga sua animação vai ser demais galera...

Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo
Bombas de gás lacrimogêneo para acalmar manifestantes.

A palavra "Lacrimogêneo" vem do Latim "lacrima" que significa lágrima.
Gás lacrimogêneo é um nome dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, olhos e vias respiratórias. Esse gás é comumente usado pela polícia e exército como arma de "controle de multidões", por ser
capaz de dispersar as pessoas sem causar efeitos letais (mortes). Começou a ser utilizado na Primeira Guerra Mundial.

O Gás Lacrimogêneo se classifica como gás orgânico e pertence à classe dos Haletos, que são compostos que apresentam pelo menos um átomo do grupo dos Halogênios (F, Cl, Br, I) ligado a um grupo derivado de hidrocarboneto.

Muitos protestos violentos são dispersos pelos policiais com a ajuda deste tipo de arma, nas manifestações de rua, por exemplo, os policiais não podem acalmar a euforia da multidão com armas de fogo, sendo assim, o uso do gás é uma opção válida, já que apresenta baixa toxicidade e faz com que as vítimas soltem lágrimas incessantes e se afastem.

O Gás Lacrimogêneo pode se apresentar de várias maneiras, é lançado por meio de sprays (aerosol) ou na forma de granada de mão ou bombas, a composição varia:

- Spray de pimenta
: é um agente inflamatório que provoca inflamação nos olhos, nariz e boca. Seu efeito é mais limitado, você tem que utilizar diretamente em alguém. Torna-se mais útil para se defender de ataques de ladrões.

- CS
, cuja composição é gás (o-Clorobenzilideno malononitrilo): é um agente incapacitante, ou seja, os efeitos resultantes do contato com tais substâncias atrapalham qualquer indivíduo de realizar tarefas, já que vai estar muito ocupado tentando respirar ou esfregando os olhos (inutilmente). Além de lágrimas, o gás ainda pode irritar o nariz, boca e pulmões, e causar espirro, tosse e vômitos. A queda do líquido irritante na pele causa sensação de queimadura e os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar.



Gás GLP


Botijões de gás GLP


O GLP - gás liquefeito de petróleo, ao contrário do que muita gente imagina, não se trata de um único gás, mas sim de uma mistura gasosa. A mistura dos hidrocarbonetos propano e isobutano confere a composição química do chamado gás de cozinha comercial. Conheça as estruturas moleculares:



Propano: C3H8



A cadeia carbônica (C) é representada em verde e os hidrogênios (H) em cinza.


A forma iso-butano (n-butano) também está presente no GLP, cuja fórmula molecular é C4H10.


Ocorrência do GLP

O gás liquefeito de petróleo pode ocorrer de duas formas: nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural.
Através do fracionamento do petróleo (a uma faixa de temperatura de 70 °C) é possível obter o GLP, sendo este gás um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação.

Forma gasosa do GLP

Você já deve ter notado, ao segurar o botijão de gás, que seu conteúdo está na forma líquida. Mas como assim? Estamos falando de um gás e não de um líquido. Acontece que gases, quando submetidos a altas pressões, se convertem à forma líquida.
É exatamente assim que ocorre com o nosso GLP, a enorme pressão dentro do recipiente (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma liquefeita.

ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: