sábado, 13 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XVII

Composição das pastas dentais

Quais ingredientes se fazem presente nesta pasta?

Quais substâncias são responsáveis pelo seu hálito fresco? Elas se classificam de acordo com suas funções e podem agir como: abrasivo, agente de polimento, espumante, umectante, edulcorante, solvente, detergente, flavorizante e agente terapêutico.

Conheça agora alguns dos ingredientes presentes em sua pasta dental:

Lauril Sulfato de Sódio
: é responsável pela formação da espuma ao escovarmos os dentes e possui ação detergente.

Carbonato de cálcio
(CaCO3):
substância abrasiva, age durante a escovação aumentando o atrito com os dentes. O contato promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana.

NaHCO3
:
Bicarbonato de sódio. Ele é um antiácido e regula o pH do meio, é classificado como abrasivo.

Fluoreto de sódio
(NaF):
agente terapêutico, mais conhecido como flúor. Esse componente reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita (substância de proteção contra cáries dentárias). O flúor é um importante componente, pois inibe a ação de bactérias.

Sorbitol
- C6H8 (OH)6:
edulcorante, essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental.

Flavorizantes
: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante.

Água e álcool etílico
: esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea.

Glicerina
: umectante, a pasta dentro do tubo não resseca em virtude da presença da glicerina.

Viu como é preciso vários componentes para garantir sua saúde bucal? Para garantir uma completa limpeza dos dentes, utilize também o fio dental.

Composição de tintas


Como a tinta se fixa ao papel?

Seja qual for a tinta, de impressora, de caneta, do tintureiro (como mostra a imagem acima), todas elas precisam de requisitos básicos para tingir e se fixar sobre a superfície do papel. O papel a ser usado é um fator importante, ele precisa ser aderente e se encontrar apto para a tarefa: sem amassados e com superfície limpa (sem partículas de pó).

A composição básica das tintas em geral conta com um pigmento (partículas bem reduzidas responsáveis pela cor), um agente de suspensão e uma substância adesiva (para a tinta se manter fixa).

Os pigmentos constituintes das tintas são compostos químicos insolúveis em água e em substâncias oleosas. É por isso que, mesmo ao manusearmos a folha impressa constantemente, a tinta ainda permanece fixa. Um exemplo de pigmento é o dióxido de titânio (TiO2), composto de coloração branca que tem as mais variadas aplicações, desde tintas até produtos de confeitaria e protetores solares.

A aderência do papel fica por conta das fibras presentes em sua composição, quanto mais fibroso, melhor ele receberá a tinta. É possível perceber essa característica física visualmente, papéis mais opacos (sem brilho) contêm mais fibras.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: