quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CURIOSIDADES XXII



Filtração por Carvão ativado

Carvão em grãos

O carvão ativado é usado para filtrar soluções impuras, sabe por quê? Ele apresenta muitos poros em sua superfície de contato, que proporcionam uma grande área efetiva. Os poros retêm partículas em seu interior.

O carvão ativado funciona como adsorvente: retira as impurezas de um meio sem que estas interfiram em sua composição.

Tratamento de água com carvão ativado: esta etapa de purificação consiste na passagem do líquido entre camadas de carvão ativado, de modo que todas as partículas indesejáveis presentes (impurezas de origem orgânica) fiquem presas (fixadas) aos poros do adsorvente. Como o carvão ativado tem a capacidade de coletar até mesmo gases, a água sai desta etapa livre de odores.

Vejamos o corte esquemático que mostra a diferença na estrutura física do carvão comum e do carvão ativado:

O carvão ativado é 100 vezes mais poroso que o carvão comum, sendo por isso utilizado para a purificação de soluções.

FÓSFORO NO PALITO OU NA CAIXINHA?


Palitos contém fósforos?
Observando os palitos acima você diria que os mesmos possuem fósforo? Obviamente que sim, até porque são denominados de “palitos de fósforo”. Bem, pelo menos é nisso que a maioria das pessoas acredita. Mas não é bem assim. A dúvida de se o fósforo está no palito ou na caixinha é esclarecida a partir do momento em que estudamos detalhadamente os componentes das caixas de fósforo.

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

O ato de atritar o palito contra a caixa é que dá início ao processo; ele funciona como um agente de ignição. O fósforo, quando aceso, faz com que o agente oxidante inicie a queima de enxofre. É ela que faz com que a madeira do palito queime.

O curioso é que os palitos de fósforo produzidos antigamente podiam ser acesos bastando riscar o fósforo em qualquer superfície áspera. Mas, por medida de segurança, os palitos fabricados hoje só acendem se forem riscados contra a parte áspera da caixa.

Portanto, o elemento fósforo (P) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora.


ABRÁCIDOS EXOTÉRMICOS;

PROFESSOR JÚNIOR.

Nenhum comentário: